TCE-PE faz entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Jornalista Inaldo Sampaio


Os jornalistas que participaram do prêmio Jornalista Inaldo Sampaio estiveram hoje no Tribunal de Contas para participar da cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores.

O concurso, lançado em julho passado, premiou nove jornalistas nas categorias Webjornalismo ou Jornalismo Impresso, Videojornalismo e Radiojornalismo. 

A entrega dos troféus aconteceu na presidência do Tribunal e contou com a presença do presidente Valdecir Pascoal, dos conselheiros Carlos Neves, Marcos Loreto e Eduardo Porto, além da procuradora do Ministério Público de Contas, Maria Nilda Silva.

O diretor de Comunicação do TCE-PE, Luiz Felipe Campos, abriu o encontro falando da relevância do prêmio. “Os vencedores de hoje emprestaram a credibilidade deles para a primeira edição do Prêmio Inaldo Sampaio. A relevância de um prêmio vem da qualidade dos trabalhos premiados e estamos muito satisfeitos com isso”, afirmou.

Em seguida, o presidente Valdecir Pascoal destacou a importância do homenageado, o jornalista Inaldo Sampaio, que atuou na imprensa pernambucana e na Diretoria de Comunicação do TCE-PE por 27 anos, e do reconhecimento e da valorização do Tribunal ao jornalismo pernambucano. 

O presidente também destacou que as reportagens premiadas cobrem uma variedade de políticas públicas, como mobilidade urbana, segurança pública, transporte escolar, educação, saúde, defesa civil e geração de energia elétrica. “Trabalhos assim mostram como a imprensa é uma parceira de primeira hora do Tribunal de Contas em sua missão de controlar a qualidade e a eficiência do gasto público”, afirmou.

A família de Inaldo, que faleceu em 2019 aos 64 anos, foi representada pelos irmãos Ivanildo e Ideginaldo Sampaio. "Inaldo desde cedo escolheu o setor político para trabalhar. Era um repórter por excelência, tinha faro para as coisas, sabia ouvir e guardar. A família Sampaio será sempre grata ao presidente Valdecir Pascoal por este reconhecimento", disse Ivanildo.

O prêmio foi criado para incentivar e reconhecer reportagens que colaboram para o controle externo, o controle social, a gestão pública e a cidadania em Pernambuco.

Ao receber o troféu, a jornalista Roberta Soares, do Jornal do Commercio, ganhadora na categoria Jornalismo Impresso e Webjornalismo, disse que se sentiu honrada por receber o prêmio, primeiro, pela homenagem a Inaldo Sampaio, um jornalista de renome em Pernambuco, e segundo, pela importância do tema tratado na reportagem, que são as mortes no trânsito causadas pelas motos. "Essa é uma questão que eu tenho abordado muito nos meus trabalhos, e que, através deles, tenho tentado alertar a sociedade e o poder público para o desafio de enfrentá-la", afirmou.  

Victor Moura, da equipe do projeto Redes do Beberibe, primeiro lugar na categoria Videojornalismo, falou da satisfação de receber o prêmio do TCE-PE, ao lado de tantos jornalistas consagrados do estado. "Todos nós somos moradores do bairro de Água Fria. A gente cresceu vendo a paisagem tomada pelo plástico preto, a desigualdade e a violência no bairro e decidimos fazer um jornalismo independente e comunitário. Foi um trabalho de apuração, de pesquisa e produção de conhecimento", disse ele.

A repórter da TV Globo, Beatriz Castro, que ficou em segundo lugar na mesma categoria, também fez questão de registrar a honra de participar do prêmio e de ter o reconhecimento do TCE-PE. “Acho muito importante essa valorização do trabalho do jornalista profissional, porque estamos sendo atropelados pela velocidade das redes sociais e das fake news”, afirmou.

A vencedora do primeiro lugar da categoria Radiojornalismo, Vitória Silva, destacou a importância de o TCE-PE atuar para melhorar os serviços públicos oferecidos à população. “Na nossa matéria, quisemos falar não só sobre os impactos da energia eólica no interior do Estado, mas como podemos cobrar que políticas públicas incluam a população. Não existe intervenção social sem participação popular. As pessoas precisam ser ouvidas", enfatizou ela. 

Confira aqui as imagens do evento 📸

Segue a lista dos vencedores:

CATEGORIA - WEBJORNALISMO OU JORNALISMO IMPRESSO 📰

CLASSIFICAÇÃO

  AUTOR

   VEÍCULO

   REPORTAGEM

1 º

 Roberta   Soares 

  Jornal do   Commercio

Uber e 99 Moto: Perigo sobre duas rodas

2 º

 Raphael   Guerra

  Jornal do   Commercio

Tenentes-coronéis deram ordens para série de assassinatos, aponta MPPE

3 º

 Marília   Parente

  LeiaJá

Nova frota, velhos problemas: precariedade do transporte escolar desafia permanência de alunos na rede pública de Pernambuco


CATEGORIA - 
VIDEOJORNALISMO 📺

CLASSIFICAÇÃO

  AUTOR

  VEÍCULO

  REPORTAGEM

1 º

 Victor Moura

  Redes do     Beberibe

O plástico preto e as casas sob risco em Água Fria

2 º

 Beatriz   Castro 

  TV Globo

Os Dons de Helder

3 º

 Ana Regina   Souza

  TV Globo

A primeira infância é o tempo de aprender e fortalecer laços


CATEGORIA - 
RADIOJORNALISMO 📻

CLASSIFICAÇÃO

  AUTOR

  VEÍCULO

  REPORTAGEM

1 º

 Vitoria Silva   e  equipe 

  LeiaJá

   3 dias sob as torres

2 º

 Roberta   Bento  e   equipe 

  Rádio Jornal

   Supersalários e desigualdade: eleitores do Recife precisam      saber que são seus vereadores, quanto eles recebem e o       impacto de suas decisões

3 º

  Daniele     Monteiro 

  CBN Recife

Escuta Cidadã já recebeu mais de sete mil sugestões de melhorias no serviço público

Gerência de Jornalismo (GEJO), 29/11/2024

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00