O presidente Valdecir Pascoal participou de um encontro virtual com os novos servidores do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) nesta quinta-feira (6). O convite foi feito pela diretora da Escola de Contas do TCE-AC, conselheira Naluh Gouveia, como parte de um programa de integração dos novos servidores.
Pascoal palestrou sobre a contribuição dos Tribunais de Contas em um contexto de crise da democracia e de suas instituições, com ênfase em três pontos: o devido processo legal na fiscalização das contas públicas, a avaliação de políticas públicas e a comunicação social.
“Somos uma instituição sui generis, à qual cabe, ao mesmo tempo, fiscalizar e julgar. Nosso dever é conduzir processos com ética, independência e proporcionalidade, a partir do diálogo respeitoso com todos os atores envolvidos, incluindo os gestores. Isso fortalece e aumenta a confiança no controle externo”, disse.
O presidente também citou a avaliação dos resultados das políticas públicas. “Os Tribunais de Contas precisam ir além da análise formal e verificar se os recursos estão sendo usados de forma eficiente, gerando benefícios concretos para a sociedade. O foco deve estar nos resultados e na melhoria da vida das pessoas”, afirmou.
Por fim, Pascoal falou sobre a importância de os Tribunais de Contas se comunicarem melhor com a sociedade. “Somos uma instituição difícil de explicar e, por isso mesmo, ainda pouco conhecida. Precisamos comunicar o valor que entregamos à sociedade, utilizando uma linguagem simples e acessível, sem, no entanto, abrir mão da nossa técnica”.
Após a palestra, o presidente respondeu perguntas.
A conversa contou com a participação dos 37 novos servidores aprovados no concurso público de 2024 para os cargos de Analista Administrativo, Analista de Tecnologia da Informação, Técnico de Controle Externo e Auditor de Controle Externo do TCE-AC.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 7/2/2025