Na próxima sexta-feira, 10 de março, às 10h30, no hall de entrada da sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no bairro das Graças, será lançada a exposição Pioneiras, com fotos de mulheres pernambucanas que protagonizaram a luta pelo voto feminino e das primeiras mulheres a ocuparem cargos de liderança e de decisão no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e em instituições ligados à área jurídica no Estado.
As Procuradoras de Contas Germana Laureano, Maria Nilda Silva e a Procuradora-Geral Adjunta Eliana Lapenda Guerra, têm registro fotográfico na exposição, sendo ladeadas por personalidades como a desembargadora aposentada Margarida Cantarelli; a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), a conselheira Teresa Duere, entre outras mulheres. As três Procuradoras têm história de pioneirismo tanto no cenário local, quanto no Nacional, e já ocuparam, em períodos diferentes, a Procuradoria-Geral do MPC-PE
O lançamento contará com as presenças do presidente do TRE-PE, o desembargador André Guimarães; da diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargadora eleitoral Mariana Vargas; dos demais integrantes do TRE-PE; da governadora Raquel Lyra e de diversas autoridades públicas. Após o lançamento, a exposição ficará de forma permanente na entrada da sede do TRE-PE, estando aberta ao público para visitação no horário das 8h às 14h.
A desembargadora Helena Caúla, falecida em 2022, é homenageada como a primeira desembargadora da história do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a primeira procuradora de Justiça da história do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Histórico - A exposição traz um recorte histórico da luta feminina em Pernambuco. A começar pela homenagem às pioneiras na luta pelo voto feminino: Celina Nigro, Martha de Hollanda e Edwiges de Sá Pereira que atuaram, nas décadas de 1920 e 1930, pelo reconhecimento do direito das mulheres de votar e serem votadas, que só foi conquistado em 1932. Celina Nigro teve a primazia de ter sido a primeira eleitora no Estado; Martha de Hollanda e Edwiges de Sá Pereira foram as primeiras candidatas em Pernambuco, disputando as eleições de 1933, apesar de não terem sido eleitas.
Há o registro fotográfico também de mulheres célebres da política estadual, como a primeira deputada estadual eleita, Adalgisa Cavalcanti, em 1946; e a primeira deputada federal, Cristina Tavares, em 1979. A exposição também homenageia a primeira governadora eleita, Raquel Lyra, a primeira vice-governadora, Luciana Santos, e a primeira senadora, Teresa Leitão.
Ministério Público de Contas, 09/03/2023