Procuradora Germana Laureano palestra no curso de formação da Polícia Civil de Pernambuco
A procuradora Germana Laureano, titular da 1ª Procuradoria do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), participou nesta quarta-feira, 7, da Jornada de Integração Institucional promovida pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O evento tem como objetivo familiarizar os candidatos aprovados no último concurso com o curso de formação profissional da categoria.
"Esta aproximação entre o Controle Externo e a Polícia Civil de Pernambuco, desde a fase inicial de capacitação dos futuros delegados, agentes e escrivães, é de grande importância. Este espaço aberto à participação do Ministério Público de Contas contribui para a formação de profissionais cada vez mais conscientes da necessidade de proteger o erário e combater a corrupção", destacou a procuradora durante sua apresentação.O encontro reuniu 445 alunos e contou com exposições da gerente de Informações Estratégicas e Inteligência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Patrícia Lustosa; da delegada de combate a crimes cibernéticos, Isabela Veras Porpino; e do delegado Paulo Furtado, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado e à Corrupção (Dracco).
A Jornada de Integração Institucional foi organizada pela delegada Sylvana Lellis, diretora da Academia da Polícia Civil de Pernambuco (Acadepol). "O intercâmbio e a troca de informações proporcionados neste evento são muito valiosos para todos os candidatos que vivenciam esta etapa eliminatória do processo formativo. Estamos empenhados em oferecer uma visão ampla sobre o trabalho do profissional da Polícia Civil, especialmente no que tange à atuação conjunta com outros órgãos e entidades que cooperam com a PCPE", afirmou Lellis.
TRIBUNAL - Em sua apresentação, Patrícia Lustosa, gerente de Informações Estratégicas do TCE-PE, detalhou a estrutura do Tribunal voltada para o combate à corrupção e ressaltou as principais ferramentas de transparência disponibilizadas pela Corte de Contas. Adicionalmente, ela apresentou várias operações bem-sucedidas realizadas em parceria com a PCPE, evidenciando a eficácia da colaboração entre as instituições no fortalecimento da governança pública e no enfrentamento à corrupção. “A colaboração entre o Tribunal de Contas e a Polícia Civil de Pernambuco é fundamental para o êxito nas atividades de combate à corrupção. Nossas ações conjuntas têm mostrado eficácia na identificação e interrupção de práticas ilícitas, assegurando a proteção do patrimônio público. Essa parceria não apenas amplia as capacidades de ambas as instituições, como também permite uma atuação mais eficaz e coordenada contra irregularidades e crimes que afetam a sociedade", disse ela.
Ministério Público de Contas, 8/5/2025