A procuradora do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), titular da Primeira Procuradoria de Contas, Germana Laureano, foi eleita nesta quinta-feira, 12, para a recondução ao cargo de Diretoria Adjunta da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) para o biênio 2025/26. A solenidade de posse da entidade ocorrerá no próximo ano.
“É uma honra continuar andando de mãos dadas com valorosos colegas do Ministério Público de Contas de todo o país em luta para o aperfeiçoamento do sistema de controle externo e da valorização da instituição”, disse a procuradora.
O presidente da AMPCON, no novo período, é Marcílio Barenco, procurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG). “Recebo com deferência, senso de responsabilidade e muita disposição, a confiança em mim depositada por todos os Procuradores do MPC brasileiro, para conduzir o destino e representação associativa da AMPCON no biênio 2025/2026. Conto com o apoio de cada associado no diálogo permanente de interesses classistas, institucionais e com todos os órgãos e carreiras que compõem o sistema de controle de contas brasileiro. Sigamos juntos e mais fortes”, disse Barenco após o resultado das eleições.
SOBRE - Natural do Recife, a procuradora Germana Laureano é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde tem também pós-graduação em Direito Constitucional e Administrativo. Ingressou no Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) em 1995, por meio de concurso público, onde exerceu o cargo de analista de Controle Externo até o ano de 2000. Também atuou como procuradora do Estado de Alagoas por nove anos, sendo aprovada por concurso público e exerceu a chefia do escritório de representação do Estado de Alagoas no Distrito Federal.
Em 2009, ingressou como procuradora do MPC-PE por aprovação em concurso público, tendo sido eleita por dois mandatos como Procuradora-Geral. Na representação nacional do Ministério Público de Contas, Germana já tinha sido diretora adjunta da AMPCON no último biênio e também atuou como presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC), órgão de representação nacional da Instituição.
Confira a composição da nova Diretoria:
Presidente: Marcílio Barenco (MPC-MG)
Vice-Presidente: Rodrigo Medeiros de Lima (MPTCU)
1ª Tesoureira: Cristina Andrade Melo (MPC-MG)
2º Tesoureiro: Enio Andrade Pimenta (MPC-AL)
1º Diretor Executivo: Daniel de Carvalho Guimarães (MPC-MG)
2º Diretor Executivo: Gabriel Guy Léger (MPC-PR)
Diretora Adjunta: Germana Galvão Cavalcanti Laureano (MPC-PE)
Diretora Adjunta: Érika Patrícia Saldanha de Oliveira (MPC-RO)
Diretora Adjunta: Maisa de Castro Sousa (MPC-GO)
Diretora Adjunta: Rachel Barbalho Ribeiro Silva (MPC-AP)
Diretor Adjunto: Stanley Botti Fernandes (MPC-PA)
*Com informações da assessoria de Comunicação da Ampcon. 13/12/2024