O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai promover uma oficina em parceria com a Escola de Contas, nos próximos dias 9 e 10, para capacitar gestores públicos a economizarem em suas contas de energia elétrica. O curso, com o tema "Energia Sob Controle: Ajustes Práticos para sua Conta de Luz", acontece na sede da Escola.
Já confirmaram participação o Ministério Público de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, as prefeituras de Jaboatão dos Guararapes e Olinda, as secretarias estaduais de Administração, de Saúde e de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, a Polícia Civil, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco, Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco, e os portos do Recife e de Suape.
Os órgãos convidados são alguns dos que, segundo levantamento da auditoria do TCE-PE, apresentaram maior potencial de economia nas contas de energia elétrica. Em um estudo inédito, feito a partir da análise de notas fiscais e usando ferramentas tecnológicas, a auditoria encontrou erros comuns nos contratos, como tarifa inadequada e o pagamento por energia não usada.
Segundo Rafael Lira, chefe do Departamento de Controle Externo de Pessoal, Licitações e Tecnologia da Informação, o foco inicial é pedagógico. “Queremos auxiliar os gestores públicos a realizarem uma análise adequada dos seus contratos e assim reduzir os valores pagos mensalmente, trazendo economia aos cofres públicos”.
A oficina também terá participação, como coinstrutor, de um representante da Neoenergia, concessionária do serviço de abastecimento elétrico.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 4/7/2024