O Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas e do Núcleo de Inovação, e em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), promoveu, nos últimos dias 07 e 08 de agosto, a primeira Maratona de Soluções Sustentáveis, que teve o objetivo de incentivar os servidores a propor e desenvolversoluções inovadoras de sustentabilidade para o TCE-PE.
Na ocasião, foram apresentados quatro desafios, envolvendo mudança de comportamento, redução de resíduos de embalagem alimentar, diminuição da emissão de carbono produzida pelo deslocamento ao trabalho, e compras públicas aliadas à sustentabilidade.
A iniciativa faz parte do projeto da Escola de Contas “Sustentabilidade em Ação” ligado ao Plano de Logística Sustentável do Tribunal (PLS), que está sendo executado em parceria com a Universidade de Pernambuco. “Essa ação visa desenvolver e fortalecer a integração de práticas sustentáveis junto aos servidores do TCE-PE, promovendo a conscientização, capacitação e participação ativa, alinhando suas atividades às diretrizes de sustentabilidade”, explicou a professora da UPE, Eryka Sobral.
O coordenador de Inovação do Porto Digital, Silvio Vital, atuou como facilitador e orientador dos grupos, ajudando na construção dos ‘pitch’s’, que são apresentações rápidas e curtas sobre as ideias, de modo a despertar interesse por elas. “Tivemos a participação de seis times, que pensaram e desenvolveram soluções inovadoras, e que foram avaliadas levando em consideração a aplicabilidade, o grau de inovação e, claro, o impacto que essas soluções podem trazer para o TCE”, explicou ele.
As propostas foram avaliadas por uma comissão composta pelo professor da UPE, e gerente de formação tecnológica da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Wylliams Santos, pelo Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Gabriel Lyra, e pelo empresário do setor privado, Pedro Verda.
Em primeiro lugar ficou o time ‘Contratações Ouro’, que propôs viabilizar aquisições sustentáveis integrando interesse público, economia e sustentabilidade, e sugeriu a criação do ‘Hub Cactus’; um espaço colaborativo para fomentar ideias acessíveis à realidade do Tribunal, além de criar trilhas do conhecimento sobre o tema, e promover eventos de sensibilização dos servidores.
O segundo colocado foi o time ‘Low carbONO’, que sugeriu a criação de um aplicativo para recompensar e estimular a carona compartilhada, e a criação de grupos de ciclistas, incentivando maior integração entre os servidores e ajudando a diminuir a emissão de CO² durante o deslocamento para o TCE-PE.
O grupo ‘Embaixadores da gestão ambiental’ ficou em terceiro lugar, com uma proposta para incluir capacitações e eventos de sustentabilidade ambiental no Roteiro Anual de Desenvolvimento. Para isso foi sugerida a estruturação de um quadro de ‘Embaixadores’ para atuar em cada andar dos prédios do TCE-PE, orientando e identificando problemas, e oportunidades para realização dessas capacitações.
Os temas dos desafios foram trabalhados durante a oficina de Design Thinking realizada em 11 de junho, com a participação de servidores do Tribunal.
Fotos do evento 📸
1º dia - I Maratona de Soluções Sustentáveis para o TCE-PE
2º dia - I Maratona de Soluções Sustentáveis para o TCE-PE
Gerência de Jornalismo (GEJO), 14/8/2024