O conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), participou da quarta edição da Rio Innovation Week, o maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, que aconteceu no Rio de Janeiro.
O conselheiro integrou um painel promovido pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) sobre “Como o uso da inteligência artificial tem ajudado a identificar fraudes na administração pública”.
Neves, que é vice-presidente de Relações Jurídicos Institucionais e coordenador do Projeto de Inteligência Artificial da Atricon, falou sobre a experiência do TCE-PE no uso da Inteligência Artificial, citando a solução Aurora, que já foi incorporada aos processos de trabalho da Casa.
O painel teve a mediação do conselheiro Cezar Miola, vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, e contou com a presença do secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU, Rainério Leite, e o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-SP, Fábio Xavier.
Na ocasião, foram apresentadas algumas das ferramentas que estão auxiliando os Tribunais de Contas brasileiros a encontrarem possíveis irregularidades ou comportamentos de risco em licitações e contratos na área pública, e uma pesquisa com dados sobre o uso de IA pelos órgãos de controle.
De acordo com o conselheiro Carlos Neves, a Inteligência Artificial já tem colaborado significativamente para a evolução dos Tribunais de Contas. "Na auditoria, especificamente, vai permitir que a fiscalização saia de uma análise mais amostral para um olhar mais universalista sobre as informações da gestão pública", afirmou.
O Rio Innovation Week teve como destaque este ano a importância da Humanização em tempos de Inteligência Artificial. O evento reuniu mais de 2.500 conferencistas, pensadores, cientistas, empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas, que se reuniram em 28 palcos simultâneos para discutir os avanços tecnológicos, e ações para a construção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 19/8/2024