Três experiências exitosas do TCE-PE foram apresentadas no 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), realizado de 13 a 15 de maio, em São Paulo. O evento foi promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
O TCE-PE compartilhou iniciativas que se destacam pela inovação, impacto social e foco em resultados:
- Estratégia de atuação sobre as Políticas Públicas para a Primeira Infância – Apresentada pelo auditor Diego Maciel, a experiência integrou a programação voltada ao tema, mostrando como a atuação estratégica do TCE-PE tem fortalecido políticas públicas essenciais nos primeiros anos de vida das crianças pernambucanas.
- Programa TCE + Seguro – O programa, abordado pelas servidoras Alice Paredes e Ana Carolina Morais, foi destaque na área de Gestão de Pessoas e Capacitação. Criado pela Gerência de Segurança da Informação e Privacidade de Dados e pelo Departamento de Tecnologia da Informação, a iniciativa promove uma cultura institucional voltada à segurança da informação e ao desenvolvimento de competências nessa área.
- Eliminação dos Lixões em Pernambuco – Apresentado pelo auditor Pedro Teixeira na trilha de Engenharia e Engenharia Ambiental, o projeto mostrou os resultados da atuação articulada entre o TCE-PE, Ministério Público e CPRH, que culminou no fechamento de todos os lixões do estado e no alcance de 100% de destinação adequada de resíduos sólidos, em 2023.
Além da apresentação das boas práticas, o evento foi espaço para troca de experiências, debate de tendências e fortalecimento do sistema de controle externo no Brasil. Durante o encontro, também ocorreram reuniões paralelas entre secretários de controle externo e de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/5/2025