Os servidores do TCE, Júlio César Barbosa Rodrigues e Isaac Seabra participaram ontem (24) como palestrantes do 2º Congresso Pernambucano de Municípios no Centro de Convenções.

 
O Congresso foi aberto no dia 23 pelo governador Paulo Câmara e se prolongará até hoje (25). O tema deste ano foi “Governança Municipal: Novos tempos, novos rumos”. O TCE instalou um estande no local para tirar dúvidas dos prefeitos sobre assuntos relacionados com a gestão municipal, especialmente a prestação de contas eletrônica. Um dos principais palestrantes no primeiro dia do seminário foi o ministro do TCU, Augusto Nardes, que abordou o tema “(Re) Construindo a confiança nas instituições”.
 
Júlio César, diretor do Departamento de Controle Municipal (DCM), proferiu a palestra intitulada “O controle externo e a efetividade da gestão pública municipal”. Ele falou sobre a importância do controle para a melhoria da gestão pública e ilustrou sua palestra com vídeos produzidos em escolas públicas dos municípios de Belo Jardim e Agrestina.
 
Os vídeos retratam as duas escolas antes e depois da intervenção do TCE. Antes, elas se encontravam em situação inadequada. Após a fiscalização do Tribunal, ambas passaram por reformas culminando com a melhoria da autoestima tanto dos alunos, como também, dos professores. “Esses vídeos falam mais do que qualquer palestra”, disse o diretor do DCM na oficina que teve como coordenador o prefeito do Município de Petrolândia, Lourival Simões.
 
Já Isaac Seabra, diretor do Departamento de Contabilidade de Finanças, foi convidado para proferir uma palestra sobre “As novas diretrizes para a contabilidade municipal”. Ele fez uma abordagem geral sobre as novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público e respondeu a vários questionamentos de servidores públicos municipais.

 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/03/2015

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00