Uma palestra do artista plástico Rafa Mattos sobre "Sustentabilidade" marcou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã desta sexta-feira (05/06), no auditório Nilo Coelho do TCE. O artista ficou conhecido por popularizar a mensagem "plante amor, colha o bem", espalhando pelas ruas do Recife, desenhos que têm como marca um regador estampado com um coração.
O presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, deu as boas vindas ao palestrante, fazendo um breve relato sobre as ações do Tribunal no que se refere à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.
A palestra foi marcada pela descontração e por mensagens de respeito ao próximo. "Não consigo parar de fazer os desenhos e as mensagens, pois cada vez mais percebo o efeito multiplicador que eles têm, no sentido de inspirar as pessoas para a prática do bem e do respeito à natureza", afirmou o artista.
A palestra teve uma boa repercussão entre os servidores do TCE. "Apesar de tratar de um assunto já massificado, o diferencial foi a presença de espírito do artista e a leveza no trato com as pessoas”, resumiu o Diretor Geral Adjunto, José Vieira de Santana.
Durante a palestra e após o seu encerramento, o artista pintou alguns painéis que serão expostos numa mostra itinerante pelos andares do edifício sede do TCE.
O evento desta sexta-feira também marca o lançamento de uma campanha interna destinada a chamar atenção dos servidores para a importância da adoção de hábitos considerados ecologicamente corretos. Até o mês de novembro, o dia cinco será dedicado ao tratamento de questões como descarte e coleta seletiva de lixo, economia de papel, de energia elétrica e de produtos descartáveis, bem como de estímulo ao uso de bicicleta como alternativa de transporte.
Idealizada pela Gerência de Criação (GCRI), sob coordenação do grupo Eco TCE, a campanha tem como objetivo básico estimular a mudança de hábitos, daí a adoção do modelo de ação continuada. “Mudar costumes arraigados não é uma iniciativa fácil, sobretudo quando se trata de uma questão que só mais recentemente vem sendo tratada de forma mais efetiva” destacou a servidora Luciana Coutinho, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).
Próximas ações - o dia cinco de julho será dedicado à economia de papel; o mês de agosto terá como foco a redução do consumo de energia elétrica; em setembro a ação é voltada para a não utilização de produtos descartáveis, como copos de plástico; já em outubro o alvo é o uso de bicicleta como transporte; por fim, no dia cinco de novembro, a ação recairá sobre a economia de água.
Confira outras fotos clicando aqui
Gerência de Jornalismo (GEJO), 05/06/2015