Os servidores Eduardo Porto e Antônio Peixoto receberam certificação em Ouvidoria pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seccional Pernambuco (ABO-PE).
O evento reuniu 34 ouvidores de organizações públicas e privadas procedentes de diferentes Estados e municípios pernambucanos, permitindo uma ampla troca de experiências entre os participantes. Durante três dias, foram abordados assuntos pertinentes ao dia a dia das ouvidorias, dentre eles: i) Princípios e fundamentos da Ouvidoria Brasileira; ii) Atributos essenciais da Ouvidoria e comunicação do Ouvidor; iii) Ética, mediação e solução de conflitos em Ouvidoria; e iv) Gestão estratégica em Ouvidorias.
"O curso é estimulante. Uma excelente oportunidade de adequar os conceitos teóricos, professados pelos ministrantes, aos problemas práticos, compartilhados entre os participantes, com vistas a descobrir soluções e inventar mecanismos que venham minimizar as complexidades inerentes às funções de Ouvidoria e otimizar os serviços prestados aos seus usuários", comentou o coordenador da Ouvidoria do TCE, Eduardo Porto.
A equipe de professores é formada por especialistas, mestres e doutores com formação específica nas áreas de conhecimento objeto do curso. Ao final do evento foi aplicado o exame de certificação, cujo conteúdo atende à regulamentação da ABO Nacional.
Na ocasião, o coordenador da Ouvidoria do TCE-PE estabeleceu contatos com a Associação, tanto em seu âmbito estadual, intermediando a celebração de um possível acordo de cooperação técnica com a ABO-PE, para capacitar representantes dos municípios pernambucanos na criação e gestão de ouvidorias públicas; bem como, no seu âmbito nacional, pela qual a Ouvidoria foi convidada, pelo Presidente da ABO, Dr. Edson Vismona, a tomar parte no XVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, que acontecerá em Gramado-RS, no final deste mês.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/09/2015