Atendendo a um convite do Conselho Estadual de Saúde (CES/PE), o servidor do TCE, João Antônio Robalinho, responsável pela Gerência de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas (GEAP) participou como palestrante, ontem (03), do 1o Encontro de Educação Permanente em Saúde em Pernambuco, promovido pelo Conselho, por meio de sua Comissão de Educação Permanente.
No painel do qual participou, João Robalinho, falou sobre o tema Estratégia de Educação Permanente para o Controle Social nas Políticas Públicas. Na abordagem, ele destacou que a ação dos órgãos de controle contribui para o êxito do trabalho realizado pelos Conselhos de Saúde do Estado. Para o gerente da GEAP, a partir da fiscalização, essas instituições contribuem com o fortalecimento da democracia e com o aperfeiçoamento das políticas públicas. Ao se referir à falta de preparo técnico dos integrantes dos Conselhos, ele falou do trabalho realizado pela Escola de Contas do TCE ao promover cursos e atividades de capacitação para gestores públicos.
A mesa de abertura do Encontro foi composta pelo palestrante do TCE, juntamente com os conselheiros estaduais de saúde, Romero Dias, Ricardo Herculano e Cinthia Kallinne, integrantes do CES/PE, além de Célia Borges, da Escola de Saúde Pública, Domício Aurélio de Sá, da Fiocruz e José Marcos, coordenador do evento.
De acordo com José Marcos, o Conselho Estadual de Educação é formado por 64 entidades como associações de moradores, conselhos de classe, e sindicatos de trabalhadores ligados ao segmento de saúde.
Além de palestras, a programação do 1o. Encontro de Educação Permanente em Saúde em Pernambuco, teve ainda debates e a formação de grupos de trabalho sobre o assunto. No fim do evento, os participantes apresentaram várias propostas para fortalecer a prática da educação permanente como meio de exercer o controle social.
Confira fotos do evento clicando aqui.
Confira a apresentação de João Robalinho clicando aqui.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/12/2014