Com o objetivo de fomentar a cooperação em rede e compartilhar práticas e experiências entre os profissionais da informação (bibliotecários e arquivistas), as servidoras do Departamento de Informação e Documentação (DID), Maria Socorro Felix e Sandra Maia participaram do VII Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (Bibliocontas), entre os dias 27 e 29 de setembro, no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF).
O evento reuniu mais de 140 participantes, entre servidores de 22 Tribunais de Contas do Brasil e representantes de Timor Leste, Guiné Bissau, Peru e Argentina. O tema principal foi os “Sistemas de Gestão da Informação: modelos e aplicações”. Na abertura do fórum, o vice-presidente do TC-DF, conselheiro Paiva Martins, deu as boas-vindas aos participantes reforçando a importância da gestão do conhecimento e da informação para a humanidade.
No evento foram abordados temas como a importância da produção documental, da guarda, da preservação digital e do acesso da população às informações de interesse público, além da implantação do sistema de processo eletrônico no TC-DF, algo que já ocorre no TCE-PE desde 2014.
Outros temas, destacados pelas representantes do Tribunal foram os "Tesauros de Contas Nacional", que é um instrumento que irá facilitar ainda mais a padronização dos termos a serem utilizados na recuperação das informações dos documentos nos vários sistemas de informação, principalmente nas jurisprudências dos TCs, vocabulário controlado, gestão do conhecimento, documentos arquivísticos digitais e a cadeia de custodia. No Fórum, Maria do Socorro Felix, que é diretora da DID, apresentou o projeto da biografia dos conselheiros do TCE-PE.
“O Fórum é importante pela congregação de bibliotecários e arquivistas dos TCs onde as experiências e dificuldades são apontadas e compartilhadas por todos. Essa troca facilita nosso trabalho diário alcançando sempre soluções comuns às dificuldades que algumas unidades ainda apresentam”, comentou a servidora Sandra Maia. “A expectativa para 2018, quando ocorrerá o próximo evento, será grande devido os desafios registrados em nossa 'Carta Compromisso' onde iremos trabalhar até lá a interação com os órgãos do nosso sistema de Tribunais de Contas, tornando assim, a rede Bibliocontas conhecida e reconhecida”, acrescentou.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/10/2016