O conselheiro Carlos Neves foi convidado para participar, como palestrante, do VI Seminário Ibero-Americano de Direito e Controlo, que acontece esta semana, em Lisboa, e traz como tema o “Estado Democrático de Direito e o uso da Tecnologia da Informação”.
A palestra do conselheiro será na próxima sexta-feira (9) sobre “Cenários e tendências para o controle do futuro: perspectivas tecnológicas e humanas”. Carlos Neves é conselheiro ouvidor do TCE-PE e preside o Comitê Técnico Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos TCs e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
O encontro acontece na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e inclui a participação de conselheiros de Tribunais de Contas brasileiros e juízes do TC de Portugal, além de professores de universidades lisboetas.
A organização é do IRB, em parceria com a FDUL, a Faculdade Européia de Direito e o Tribunal de Contas de Portugal.
Veja aqui a programação completa.
ll SUSTENTABILIDADE ll
No dia 12 de setembro, também em Lisboa, o conselheiro Carlos Neves e o servidor do Núcleo de Engenharia do TCE, Pedro Teixeira, participarão do “Seminário Resíduos Sólidos: Terra, Rios e Oceanos”, que discutirá assuntos relacionados ao controle externo ambiental. Na ocasião, os dois vão falar sobre os trabalhos realizados pelo TCE-PE na área de fiscalização e monitoramento da destinação final do lixo e o levantamento feito sobre a implementação de aterros sanitários pelos municípios pernambucanos.
O evento contará com a presença do presidente do TC português, José Fernandes Farinha Tavares; do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro; da juíza conselheira da Corte lusitana, Helena Maria Abreu; além do do presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE); e do ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/09/2022