O conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), foi um dos palestrantes no V Congresso de Controle Público e Luta contra a Corrupção, que aconteceu de 18 a 21 de março na Universidade de Salamanca, na Espanha.
Carlos Neves falou sobre “Cibersegurança e os Tribunais de Contas” destacando a experiência e as boas práticas implementadas pelo TCE-PE na área de segurança da informação, além da cartilha lançada em 2023 pelo Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do Instituto Rui Barbosa (IRB), do qual é presidente. Neves também ocupa a vice-presidência de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Neves enfatizou que o momento atual - disruptivo para a sociedade - atinge diretamente os Tribunais de Contas, que precisam mudar de postura e inovar, atuando de forma mais contemporânea.
“Somos o Tribunal do hoje, e precisamos estar atualizados do ponto de vista tecnológico para interagir cada vez mais com a sociedade. Isso exige responsabilidade e cautela para barrar eventuais ataques cibernéticos que comprometam o funcionamento da instituição e a segurança dos dados e das nossas informações”, destacou.
O congresso teve como tema “o Direito nas Políticas Públicas e o Controle” e reuniu representantes de entidades do controle externo e dos Tribunais de Contas do Brasil, Portugal e Espanha, além de especialistas no assunto e da comunidade acadêmica.
A programação incluiu temas ligados à fiscalização de recursos públicos, além da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o IRB e a Universidade de Salamanca para a troca de conhecimento científico, técnico, acadêmico e cultural entre as instituições. O conselheiro Rodrigo Novaes também participou do Congresso.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/03/2024