Março


Resumo simplificado 📑

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas (TCE-PE) julgou regular, com ressalvas, uma auditoria especial realizada no Porto de Suape entre 2023 e 2024, que analisou a execução e o acompanhamento das obras de dragagem do Canal Externo do porto, verificando sua conformidade com as normas ambientais, regulatórias e contratuais aplicáveis. O relator foi o conselheiro Eduardo Porto.

Os principais pontos analisados na auditoria foram sobre o envio dos relatórios mensais relacionados à obra exigidos pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e se foram concluídos os relatórios parciais exigidos pela Capitania dos Portos de Pernambuco.

Em seu voto, o conselheiro apontou como principais falhas o não encaminhamento tempestivo dos relatórios exigidos e a ausência de algumas informações no site do órgão. No entanto, não foram identificados indícios de superfaturamento ou dano ao erário.

Por esses motivos, além do julgamento pela regularidade, com ressalvas, foi determinado, caso a gestão de Suape ainda não tenha realizado, que atualize as informações exigidas no prazo de 60 dias.

O voto foi aprovado por unanimidade.

SERVIÇO 📌

Processo: TC nº 24100891-8

Data da decisão: 25/3/2025

Modalidade: Auditoria Especial

Órgão: Porto de Suape

Relator: Eduardo Porto

Exercício: 2023 e 2024

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/3/2025


O presidente Valdecir Pascoal foi um dos palestrantes do VI Congresso Internacional de Controle Público e luta contra a corrupção, que aconteceu na Universidade de Salamanca, na Espanha. A fala aconteceu nesta quarta-feira (26), com o tema “Como fazer controle externo e influenciar os gestores, os cidadãos e a democracia”. 

O título da palestra parafraseou o best-seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, do norteamericano Dale Carnegie, sobre a arte da convivência e do diálogo. Veja aqui os slides da apresentação. 

Partindo daí, o presidente do TCE-PE refletiu sobre as relações que os Tribunais de Contas mantêm com a gestão pública e a cidadania, e sobre a necessidade de se fortalecer o regime democrático. 

Pascoal começou defendendo que os Tribunais de Contas devem, antes de mais nada, “conhecer a si mesmos”, isto é, “seu lugar na topografia institucional e o alcance do seu poder fiscalizador”. Segundo ele, “quem conhece a si mesmo tende a não sair da moldura constitucional e é mais respeitado, ganhando credibilidade e confiança”. 

O conselheiro reconheceu a importância do poder sancionatório do Tribunal de Contas, mas disse que “só é possível responsabilizar por meio de um ético processo legal de controle, que deve ser proporcional e observar os contextos e obstáculos reais do gestor”. 

O propósito maior do controle externo, argumentou Pascoal, é tornar a gestão pública mais eficiente. 

“Além da conformidade do gasto público, os Tribunais de Contas devem observar se aquela despesa está dando resultados efetivos para o cidadão. Trata-se de uma competência mais orientadora, não sancionadora via de regra, e que exige de nós capacitação para conhecer bem o ‘negócio’ fiscalizado, isto é, os detalhes de determinada política pública”, disse.  

Ele defendeu que, no atual contexto histórico, “compreender e ser compreendido” tornou-se um desafio incontornável. Para isso, “precisamos nos comunicar cada vez melhor, tanto com o cidadão quanto com o gestor”. 

Pascoal concluiu afirmando que não se faz controle sem democracia. 

“Completamos 40 anos da redemocratização, nosso mais longo período democrático. Foram inúmeros os avanços desde a Constituição de 1988. O copo está meio cheio, mas é preciso avançar, reduzindo as desigualdades e tornando a administração pública mais eficiente. Os Tribunais de Contas podem ajudar fazendo o bom controle externo, e influenciando gestores, cidadãos e a democracia”. 

O conselheiro Carlos Neves, vice-presidente da Atricon, também participa do congresso, que vai até sexta-feira (28). 

O encontro foi promovido pela Universidade de Salamanca em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/3/2025


A partir do próximo dia 07 de abril, as sessões de julgamento presenciais da Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) passarão a acontecer às segundas-feiras, às 10h, e não mais às quintas-feiras.

A mudança tem como objetivo melhorar a organização e a eficiência dos trabalhos, além de facilitar a participação e o acompanhamento pelos interessados.

As pautas da sessões serão publicadas no Diário Oficial eletrônico do TCE-PE nas terças-feiras anteriores.

As sessões da Primeira Câmara e do Pleno continuam nos mesmos dias: terças e quartas-feiras, respectivamente.

A mudança, aprovada em sessão do Pleno do último dia 19, foi oficializada pela Resolução TC nº 277 que alterou o Regimento Interno do Tribunal.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 15/3/2025


As prestações de contas referentes ao exercício de 2024 devem ser entregues ao Tribunal de Contas do Estado até o dia 31 de março. A exceção da data é para as empresas públicas e as sociedades de economia mista, que têm até 15 de maio para fazer a remessa dos documentos ao TCE-PE.

O envio da prestação de contas é obrigatório para gestores de órgãos públicos municipais, estaduais, bem como do Ministério Público e Poderes Judiciário e Legislativo. 

A documentação deve detalhar o planejamento e a execução dos recursos públicos, incluindo investimentos, dívidas, licitações, contratações, gestão de pessoal e de bens patrimoniais. As contas são analisadas e julgadas pelos conselheiros relatores de cada unidade gestora.

Para a entrega, que deve ser feita pelo sistema e-TCEPE, os responsáveis devem estar devidamente credenciados e com cadastro atualizado. 

Na segunda-feira (31), a Central de atendimento estará disponível, até às 22h, pelo telefone 0800 281 7717 para quaisquer esclarecimentos.

O TCE já recebeu 202 (21%) prestações de contas das 953 esperadas, segundo dados coletados na manhã desta quinta-feira (27).

O prazo final de envio dos documentos não será prorrogado. 

Organizações Sociais de Saúde (OSSs): As Organizações Sociais de Saúde (OSSs) também devem prestar contas até o dia 31 de março, mas neste caso, a entrega deve ser feita por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Veja como fazer.

Se houver dúvidas com o sistema SEI, entrar em contato com o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O envio de dados falsos, a omissão de informações e o descumprimento dos prazos previstos podem resultar em multas aos responsáveis.

Conheça as resoluções que tratam da lista de documentos necessários para as prestações de contas:

Resolução TC n° 269/2024 – Prefeitos

Resolução TC n° 270/2024 – Mesas Diretoras das Câmaras e gestores de Administração Direta ou Indireta Municipal

Resolução TC n° 268/2024 – Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e órgãos da Administração Direta ou Indireta Estadual.

Resolução TC nº 154/2021 - Organizações Sociais de Saúde

Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/3/2025


Resumo simplificado 📑

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aplicou multas de R$16.159,93 ao prefeito de Barreiros, Carlos Avellar Júnior, e ao diretor executivo do instituto de previdência Amaro Araújo por irregularidades no recolhimento previdenciário no município.

A decisão foi tomada no julgamento de uma auditoria especial, na Primeira Câmara, na última terça-feira (18). A auditoria teve como objetivo verificar se as contribuições estavam sendo devidamente recolhidas pelo município. 

O processo foi relatado pelo conselheiro Rodrigo Novaes. O relator citou achados do relatório de auditoria, como o fato de que o município aplicou uma alíquota inferior à prevista na lei municipal nº 1.065/2022. Com isso, deixou de recolher R$10.129.408,51 em contribuições previdenciárias entre janeiro e novembro de 2023, representando uma inadimplência de 72%. 

No voto, o relator também determinou que, dentro de 180 dias, o município efetue o recolhimento integral dos valores devidos ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Além disso, recomendou à gestão municipal a criação de um controle interno eficiente e detalhado para monitorar as contribuições previdenciárias.

O voto foi aprovado por unanimidade. Os interessados ainda podem recorrer.

IATI - Ainda com relatoria do conselheiro Rodrigo Novaes, durante a mesma sessão, também foram apontadas irregularidades no recolhimento previdenciário por parte do instituto de previdência do município Iati. Sendo aplicada uma multa no valor de R$16.140,43 ao ex-prefeito Antonio José De Souza.

A decisão teve como base uma auditoria que analisou a situação do regime próprio de previdência do Município, no período de 2019 a 2022, quanto aos repasses de contribuições previdenciárias.

Em seu voto, o relator apontou que apesar da celebração dos acordos, houve irregularidade quanto ao não recolhimento das contribuições previdenciárias; ressaltando a inexistência de medidas por parte da gestão sobre o recolhimento de maio a outubro de 2020.

Além da decisão, ele também determinou que, no prazo de 180 dias, a atual gestão providencie o recolhimento total dos valores em favor do Regime Próprio.

O voto também foi aprovado por unanimidade. O interessado ainda pode recorrer.


SERVIÇO 📌

Processo: TC nº 24100420-2

Data da decisão: 18/3/2025

Modalidade: Auditoria Especial

Órgão: Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Barreiros

Relator: Rodrigo Novaes

Exercício: 2023

SERVIÇO 📌

Processo: TC nº 23100933-1

Data da decisão: 18/3/2025

Modalidade: Auditoria Especial

Órgão: Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de IATI

Relator: Rodrigo Novaes

Exercício: 2019, 2020, 2021, 2022

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/3/2025


As salas temáticas virtuais do VI Seminário de Novos Gestores continuam acontecendo até a próxima quarta-feira (26). 

A programação, que teve início no último dia 19, conta com aulas que abordam assuntos ligados ao funcionamento das Procuradorias, Controle Interno e Ouvidorias Municipais, além de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento, cidadania, meio ambiente, e outros pontos.

Nesta segunda-feira (24) foi falado sobre Previdência e Reforma Tributária, além de Pessoal, Contratações e Tecnologia da Informação. Já nesta terça-feira (25), o tema será Obras Públicas e Desestatizações, além de Saneamento, Meio Ambiente e Energia. 

Para finalizar, na quarta-feira (26), os temas serão Gestão Fiscal, Transparência e Câmaras Municipais.

Para participar basta acessar TV TCE no YouTube 📺

Confira a programação completa 📅

Confira a matéria de abertura do Seminário clicando aqui 📰

Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/3/2025


O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) lança, nesta sexta-feira (21), o Sistema Integra, que vai mudar a forma como gestores e unidades fiscalizadas acompanham e gerenciam suas obrigações com o órgão de controle externo.

Com o objetivo de facilitar o acesso e a gestão das obrigações, o Integra centraliza todas as informações essenciais em um único portal.

A plataforma oferece uma visão completa das pendências e acessos relacionados aos seguintes sistemas: Cadastro de Unidades Jurisdicionadas, Sistema de Gerenciamento de Indícios (SGI), Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), Processo Eletrônico (e-TCEPE), Sistema de Remessa de Dados (RemessaTCEPE), Cadastro de Aposentadorias e Pensões (e-CAP) e Sistema de Pós-Julgamento (SPJ).

O Integra estará disponível a todos os representantes legais e controladores internos das unidades jurisdicionadas ao TCE-PE, garantindo que a gestão de dados e o cumprimento das obrigações se tornem ainda mais ágeis e eficientes.

Fábio Pedrosa, diretor executivo de Controle Externo do TCE-PE, destaca que a novidade traz mais praticidade ao unificar todas as informações em um único ambiente, facilitando a visualização e o gerenciamento dos dados.

Acesse o Sistema Integra diretamente no link: http://portal.tcepe.tc.br/integra.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/3/2025


Nesta quinta-feira (20), Tribunais de Contas de todo o país celebram o Ouvidoria Day, uma data que reforça a importância das Ouvidorias como canais diretos entre o cidadão e a administração pública. Mais que um espaço para registrar demandas, sugestões e reclamações sobre indícios de irregularidades, as ouvidorias são ferramentas essenciais para fortalecer o controle social e a transparência na gestão pública.

No Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), a Ouvidoria foi criada em 2000 para garantir que a sociedade tenha voz ativa na fiscalização dos recursos públicos. A partir desse canal, qualquer pessoa pode denunciar as possíveis irregularidades na gestão, solicitar informações, apresentar dúvidas ou sugestões sobre serviços públicos prestados à população.

As manifestações recebidas são analisadas e encaminhadas às áreas técnicas do TCE-PE, contribuindo diretamente para auditorias e inspeções que aprimoram a gestão pública.

Em 2024, a modernização do sistema trouxe ainda mais eficiência para a comunicação entre o TCE e o público, por meio da implantação do novo sistema SISOUV 4.0, com uma interface mais intuitiva e recursos que facilitam o acesso aos serviços da ouvidoria.

Além disso, o Serviço de Acesso à Informação (SAI) agora faz parte do Portal, permitindo que solicitações sejam registradas de forma prática e segura, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). O sistema também possibilita manifestações anônimas, garantindo sigilo e confidencialidade para quem preferir se identificar.

Com essas melhorias, houve um aumento expressivo no uso do Portal da Ouvidoria para o registro de manifestações, reduzindo a demanda por atendimentos telefônicos e presenciais, que continuam disponíveis para quem precisar.

Em 2024, foram recebidas 4.152 manifestações, registrando um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior, o que reflete uma maior participação da sociedade e a importância do canal para a comunicação com o Tribunal. 

Mais da metade dos registros (53,3%) foram resolvidos diretamente na Ouvidoria, sem necessidade de encaminhamento para outros setores do Tribunal, mostrando a eficiência do atendimento e a capacidade de solucionar demandas dos mais diversos tipos. A maior parte delas foi denúncias (74,5%) e solicitações (22%), enquanto o restante incluiu elogios e sugestões.

A Ouvidoria do TCE-PE pode ser acessada pelo Portal no site ouvidoria.tcepe.tc.br, pelo telefone 0800 081 1027, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou presencialmente, com agendamento prévio pelo site do Tribunal. O sigilo das informações é assegurado, garantindo total segurança para quem deseja contribuir com a fiscalização e o aperfeiçoamento da gestão pública.

REDE OUVIR PE - Além de atuar diretamente no atendimento ao cidadão, o TCE-PE integra a Rede Ouvir PE, criada em 2019 para fortalecer as ouvidorias públicas por meio da troca de experiências e incentivo à formação de novos canais de escuta nos municípios. Fazem parte dessa rede as ouvidorias do Governo do Estado, do Ministério Público de Pernambuco, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça e de diversas prefeituras, como Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Afogados da Ingazeira.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/03/2025

Mais de 800 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores e assessores assistiram, nesta terça-feira (18), à abertura do 6º Seminário Novos Gestores Municipais. 

O evento é promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) a cada quatro anos com o objetivo de orientar gestores públicos e oferecer suporte técnico para o início dos seus mandatos. Também é uma oportunidade para o TCE-PE se apresentar aos gestores municipais recém-empossados. 

A sexta edição teve como tema “Transformando a Vida do Cidadão”, com foco nos desafios da gestão pública em tempos de crise, no papel pedagógico do TCE-PE e nas boas práticas que impactam na qualidade dos serviços prestados à população. 

A abertura do evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra; do vice-prefeito do Recife, Victor Marques; da prefeita de Olinda, Mirella Almeida; dos presidentes da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá, do Tribunal de Justiça, Ricardo Paes Barreto, e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcello Gouveia; entre outras autoridades. 

Pelo TCE-PE, compareceram o presidente Valdecir Pascoal e os conselheiros Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre. Os conselheiros aposentados Carlos Porto e Teresa Duere também prestigiaram a solenidade. 


ABERTURA
- O presidente Valdecir Pascoal deu as boas-vindas fazendo uma reverência ao regime democrático. 

“As eleições de 2024, das quais vocês participaram e foram legitimamente eleitos, mostraram mais uma vez a vitalidade e a resiliência da democracia brasileira e de suas instituições. Não existe democracia sem instituições fortes, nem instituições funcionam sem uma democracia vigorosa”, declarou. 

Em sua fala, a vice-governadora Priscila Krause afirmou que “o Tribunal de Contas abraçou a missão pedagógica de bem orientar a gestão pública. Mais que uma postura punitiva, o gestor público precisa de um parceiro colaborativo”.

Essa abordagem mais cooperativa também foi elogiada pelo presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, que elogiou a iniciativa do seminário.

Acompanhe as imagens do evento 📸 

RELATÓRIO — Em seguida, o presidente Valdecir Pascoal entregou ao vice-prefeito do Recife, Victor Marques, e ao prefeito de Itacuruba, Júnior Cantarelli, os primeiros exemplares do Relatório Consolidado com ações do TCE-PE para colaborar com os gestores municipais. Eles foram escolhidos por representarem os municípios com maior e menor população do estado. O relatório individualizado também foi enviado por e-mail aos prefeitos de todos os municípios pernambucanos. 

CRISE E DESAFIOS — O presidente Valdecir Pascoal começou o ciclo de debates falando sobre “os desafios da administração pública em tempos de crise”. O momento, segundo o presidente, pede maior diálogo e aproximação entre a gestão e o órgão de controle.

“Vivemos um tempo de múltiplas crises – fiscal, econômica, ambiental, de comunicação, da democracia e das instituições – no qual o alvo é a desconstrução institucional, o descrédito do poder público e o ataque à democracia”, afirmou. 

Para enfrentar esse contexto desafiador, o presidente recomendou que os novos gestores estruturem um “centro de governo”, composto setores como jurídico, controle interno, planejamento, coordenação e comunicação. 

“É fundamental que o gestor esteja cercado de uma equipe capacitada para minimizar riscos e gerar segurança na hora de trabalhar, amadurecendo o processo decisório”, completou. 

Pascoal também lembrou que não existe hierarquia entre gestão pública e controle. “A Constituição deu a cada um o seu devido espaço, com as competências de cada um. As tensões são inerentes ao processo democrático, mas devem ser pautadas sempre pelo diálogo institucional”. 

O presidente também falou sobre os desafios nas áreas de gestão fiscal, política de pessoal, e a atuação do TCE-PE no controle das políticas públicas. Antes de concluir, também anunciou o lançamento do sistema Integra, que vai permitir uma visualização unificada de todas as pendências do gestor público com o Tribunal de Contas. 

“Gestão e controle têm o mesmo rumo. Estamos todos mirando no artigo 3º da Constituição Federal, que diz ser obrigação do Estado buscar a erradicação da pobreza, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e combater todos os tipos de discriminação. Todo ato de gestão e controle devem ter em mente esses objetivos fundamentais da República”, concluiu Pascoal.

PAPEL EDUCADOR — O seminário seguiu com uma palestra do conselheiro Dirceu Rodolfo, atual diretor da Escola de Contas do TCE-PE, sobre o papel educador da instituição.

“Somos um órgão de controle que também aprende com a gestão e o nosso papel pedagógico se dá por meio do diálogo, do respeito, da construção e da transparência”, disse Dirceu. 

“Em um momento de grandes transformações, com uma sociedade cada vez mais complexa e com necessidades ainda mais específicas, a administração pública precisa evoluir e se adaptar às novas realidades”, acrescentou. 

“A gestão pública não pode mais esperar passivamente que o cidadão a procure. Esse contato precisa ser agilizado, ampliado e inclusivo, com informações disponíveis nas plataformas digitais, de forma mais assertiva, rápida e acessível. É essa a educação que o Tribunal de Contas oferece ao gestor, a de alguém que está em constante transformação”, concluiu.

PLANO DE CONTROLE EXTERNO — A diretora de Controle Externo, Adriana Arantes, encerrou o primeiro dia do encontro com uma apresentação do Plano de Controle Externo do TCE-PE para 2025-2026, que vai orientar as fiscalizações que a instituição pretende priorizar até o próximo ano.

A programação segue até o dia 26, com salas temáticas virtuais que abordarão assuntos ligados ao funcionamento das Procuradorias, Controle Interno e Ouvidorias Municipais, além de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento, cidadania, meio ambiente, entre outros pontos. 

Para participar basta acessar TV TCE no YouTube 📺

Confira a programação completa 📅

Gerência de Jornalismo (GEJO), 19/3/2025

Resumo simplificado 📑

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) considerou irregular o objeto de uma auditoria na Prefeitura de Gravatá, que identificou a prática de nepotismo e acúmulo ilegal de cargos de 2021 a 2023. 

O processo foi analisado na quinta-feira (13), e teve o conselheiro Marcos Loreto como relator. 

Em seu voto, aprovado por unanimidade, Loreto mencionou achados da auditoria. De acordo com o relatório, duas sobrinhas do prefeito Joselito Gomes da Silva, e um sobrinho da Secretária de Educação do município, Iranice Lima, foram nomeados para cargos comissionados de chefia em secretarias da prefeitura.

A prática é proibida pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que impede a contratação de familiares de agentes públicos até 3º grau para funções de confiança ou cargos comissionados.

O relatório apontou ainda que a Secretária de Educação acumulava de forma irregular os salários de secretária municipal, professora efetiva em escolas locais e de servidora do município de Chã Grande, o que é proibido pela Constituição Federal.

Como resultado, o relator determinou que a servidora devolvesse R$256.097,80 aos cofres públicos, referentes aos valores recebidos indevidamente entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023. Além disso, ela e o prefeito também foram multados em R$10.495,92 pelas irregularidades.

O voto do relator acompanhou o parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PE), e o relatório da auditoria.

Os interessados ainda podem recorrer da decisão.

SERVIÇO 📌

Processo TC nº 231005362
Data da decisão:13/3/2025
Modalidade: Auditoria Especial
Órgão: Gravatá
Relator: Marcos Loreto
Exercício: 2021, 2022, 2023

Você entendeu este texto? 📝 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/3/2025


Na próxima terça-feira (18), terá início o 6º Seminário Novos Gestores Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O encontro terá a participação de prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmaras de Vereadores dos 184 municípios do Estado.

Com o tema “Transformando a Vida do Cidadão”, o evento vai apresentar desafios da gestão pública em tempos de crise, destacando o papel pedagógico do TCE-PE e mostrando boas práticas que impactam na qualidade dos serviços prestados à população.

O seminário é realizado a cada quatro anos para apoiar e orientar os gestores, além de oferecer suporte técnico para o início dos seus mandatos, reforçando o compromisso do Tribunal de Contas com a construção de gestores municipais mais eficientes e transparentes.

O formato será híbrido, começando com uma plenária presencial, no dia 18, no Centro de Convenções, em Olinda. Para a participar da abertura, é necessário se inscrever, gratuitamente, em tcepe.tc.br/novosgestores.

A programação segue nos dias 19, 20, 24, 25 e 26 com salas temáticas virtuais, permitindo maior alcance e interação entre os participantes.

Confira a programação completa 📅

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/3/2025


Se você tem interesse em estagiar no Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), essa é a oportunidade!

Começam nesta segunda-feira (10) as inscrições para o processo seletivo de estagiários 2025, com vagas no TCE-PE e na Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, no Recife. O edital está publicado no site da Sustente, empresa responsável pela realização da seleção.

As provas serão realizadas no dia 25 de abril, no formato 100% on-line.

Podem participar alunos a partir do 4º período dos cursos de Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação, Ciências Econômicas, Ciências Políticas, Design Gráfico, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, e Secretariado. 

As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até o dia 10 de abril. Ficam isentos do pagamento os candidatos que, no ato da inscrição, estiverem cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico (conforme a Lei Estadual nº 14.016/10), e que atenderem aos requisitos do edital.

A prova será realizada exclusivamente pelo site www.sustente.org.br e contará com questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Do total de vagas, 10% serão reservadas a pessoas com deficiência, 10% a autodeclarados pretos e pardos, 10% a indígenas brasileiros e 1% a candidatos com idade superior a 60 anos.

Carga horária: 20 horas semanais

Duração do estágio: um ano, podendo ser renovado por mais 1 ano.

Clique aqui e corra para garantir sua vaga! para mais informações 📝.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/3/2025

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00