Outubro


Resumo simplificado 📑

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) respondeu uma consulta feita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, sobre as regras de aposentadoria de servidores públicos estaduais com deficiência.

A consulta (n° 23100993-8), que teve como relator o conselheiro Carlos Neves, questionou o TCE-PE sobre a legislação que deve ser aplicada à aposentadoria para pessoas com deficiência (PcD), já que não existe, no Estado, uma Lei Complementar que estabeleça critérios de idade e tempo de contribuição diferenciados.

Em seu voto, o conselheiro Carlos Neves explicou que, como não há uma lei estadual específica sobre o assunto, valem as regras da Lei Complementar Federal nº 142/2013. Essa lei define critérios de aposentadoria para PcD, considerando o grau da deficiência (leve, moderada ou grave), e o tempo de contribuição.

De acordo com a Lei 142/2013, o servidor com deficiência pode se aposentar após, no mínimo, 25 anos de contribuição, desde que tenha pelo menos 10 anos de serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria.

Ele explicou ainda que a Portaria do Ministério do Trabalho nº 1467/2022 orienta como identificar e comprovar o tipo de deficiência por meio de laudos médicos ou certificação do INSS, que também avaliam o impacto da deficiência na capacidade de trabalho do servidor.

Confira a íntegra da Portaria 📄.

A resposta à consulta, que teve como base um parecer da Gerência de Inativos e Pensionistas do TCE-PE, foi aprovada por unanimidade na sessão do Pleno do último dia 23.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/10/2024


Resumo simplificado 📑

A Segunda Câmara do TCE-PE emitiu parecer prévio pela aprovação, com ressalvas, das contas de governo de 2022 dos prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira e Luiz José Inojosa de Medeiros. O processo (n° 23100642-1) teve como relator o conselheiro Marcos Loreto.

Anderson Ferreira Rodrigues esteve no cargo no período de 01 de janeiro a 31 de março, e Luiz José Inojosa de Medeiros entre 01 de abril a 31 de dezembro de 2022.

De acordo com o voto, a prefeitura cumpriu os limites constitucionais de investimentos em saúde e educação. No entanto, foram identificadas inconsistências nos valores de receitas e despesas informados, além da falta de uma programação financeira adequada, e de pendências no recolhimento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). 

Essas falhas resultaram em recomendações à gestão para que adote medidas preventivas, evitando que se repitam em exercícios futuros.

CONTAS DE GOVERNO – No processo de prestação de contas de governo, o TCE-PE emite um parecer prévio que recomenda à Câmara de Vereadores do município a aprovação ou rejeição das contas.

As contas de governo refletem a situação geral das finanças do município, e incluem informações sobre:

a) Cumprimento dos limites previstos para a saúde, educação, despesa com pessoal e repasses ao legislativo, bem como às normas de transparência da administração pública;

b) Política fiscal e previdenciária;

c) Níveis de endividamento;

d) Planejamento governamental.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 29/10/2024


Resumo simplificado 📑

A Segunda Câmara do TCE-PE julgou ilegais 3.577 admissões temporárias feitas pela Prefeitura de Garanhuns em 2022. O processo (nº 2324731-9) teve relatoria do conselheiro substituto Ricardo Rios.

De acordo com o voto do relator, as contratações ferem normas constitucionais e administrativas, entre elas, a que exige a realização de concurso público para cargos permanentes. O relator diz também que não houve necessidade excepcional que justificasse o preenchimento das vagas e  que as admissões levaram a prefeitura a atingir, no primeiro quadrimestre de 2022, os percentuais de 51%, 53% e 52% com despesas com pessoal, ultrapassando o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3% da receita do município.

O relator aplicou multas individuais no valor de R$ 10.449,94 ao prefeito Sinval Rodrigues Albino, e a diversos secretários municipais, de áreas como saúde, educação, finanças, planejamento, entre outras.

O voto foi aprovado por unanimidade na sessão realizada no último dia 24. Os interessados ainda podem recorrer.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/10/2024


Resumo simplificado 📑

A Primeira Câmara do TCE-PE emitiu parecer prévio pela aprovação, com ressalvas, das contas de governo de 2022 do prefeito de Tracunhaém, Aluízio Xavier da Silva. O processo (n° 23100611-1) teve relatoria do conselheiro Eduardo Porto.

Segundo o voto do relator, a prefeitura cumpriu os limites constitucionais com saúde e educação. No que se refere à despesa com pessoal, apesar do limite de gastos estar acima do percentual permitido de 54%, o conselheiro considerou os esforços da gestão para reduzir a despesa entre 2021 e 2022.

As falhas registradas na prestação de contas foram em relação ao recolhimento de contribuições previdenciárias, mas que motivaram apenas recomendações por parte do relator.

O voto foi aprovado por unanimidade na sessão realizada no último dia 22.

CONTAS DE GOVERNO – No processo de prestação de contas de governo, cabe ao TCE-PE emitir um parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores do município a aprovação ou rejeição das contas.

As contas de governo revelam a situação geral das finanças do município, caracterizada pelas informações sobre:

a) Atendimento aos limites previstos para a saúde, educação, despesa com pessoal e repasse ao legislativo, bem como às normas que disciplinam a transparência da administração pública;

b) Política fiscal e previdenciária;

c) Níveis de endividamento;

d) Planejamento governamental.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/10/2024


Valdecir Pascoal

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) completou 56 anos na última terça-feira (15). Antes de enaltecer a importância histórica da instituição, que tem a missão de zelar pela correta aplicação dos recursos do povo pernambucano pelos governos estadual e municipais, permitam-me uma incursão sobre o Prêmio Nobel de Economia de 2024. O que o TCE-PE tem a ver com essa recente premiação?

Vejamos. O Nobel de Economia de 2024 foi concedido pela Academia Sueca aos renomados economistas americanos Daron Acemoglu (nascido na Turquia) e Simon Johnson, ambos professores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e ao britânico-americano James Robinson, da Universidade de Chicago. Eles receberam o prêmio por suas pesquisas sobre como as instituições moldam o desenvolvimento dos países. Os trabalhos produzidos pelo trio, nos últimos trinta anos, motivaram esse notável reconhecimento, com destaque para a publicação dos seguintes livros: Origens Econômicas da Ditadura e da Democracia (2006), Por Que as Nações Fracassam (2012) e O Corredor Estreito (2019), todos da coautoria de Acemoglu & Robinson; e Poder e Progresso (2023), de Acemoglu & Johnson.

Em essência, os laureados sustentam a importância das “Instituições Inclusivas” (aquelas que permitem maior participação cidadã nas decisões de governo), da Liberdade Econômica, do Estado de Direito e da Democracia. Esses atributos e contextos, demonstram eles, estão diretamente relacionados ao desenvolvimento e ao progresso duradouro das nações.

A premiação não poderia ter vindo em melhor hora. Ela surge justamente em um momento delicado de nossa história, marcado por múltiplas (e complexas) crises, destacando-se a erosão da confiança na Democracia Liberal e em suas Instituições. Esse fenômeno é amplificado pelos desafios da Era Digital, como a desinformação, a polarização política e a violência. Quando aprofundamos a obra dos autores, constatamos que ela serve de alerta tanto para a elite (pública e privada) de um país, quanto para o restante da população. Por um lado, os agentes públicos e econômicos precisam atentar para a ética e a eficiência na condução de políticas públicas e de seus empreendimentos, sem esquecer a necessidade de combater desigualdades, compartilhar a prosperidade de forma justa e garantir um ambiente de confiança. O cidadão, por sua vez, deve ser participativo, crítico, mas também responsável, não se deixando contaminar por uma espécie de ressentimento destrutivo (niilista), que ignora os valores democráticos e o papel das instituições.

Por tudo que tenho escrito nesta coluna nos últimos anos, o leitor já percebeu a relação que faço entre o TCE-PE e o Nobel de Economia de 2024. Em síntese, trata-se do valor de instituições que atuam em benefício da sociedade e contribuem para o progresso de sua região, do seu país. Há 56 anos, Pernambuco criou o seu Tribunal de Contas. Há 33 anos, ingressei no órgão, fui apresentado ao seu percurso histórico, e pude testemunhar, dali em diante, a sua jornada de avanços. 

Passa um filme em minha mente neste momento. Segue um “trailer”.

No plano constitucional e legal, lembro o reforço das competências trazido pela nova Constituição de 1988 (CF) e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em 2000. Na seara organizacional, a criação da Escola de Contas, das Inspetorias Regionais e da Ouvidoria, a modernização da Corregedoria, a implantação do Planejamento Estratégico, a criação do Portal “Tome Conta”, do Processo Eletrônico e, mais recente, da solução de IA chamada “Aurora”. Ressalte-se, ainda, a estruturação do Ministério Público de Contas e a criação da Procuradoria Jurídica.

Foi um dos primeiros Tribunais de Contas do país a se adequar ao novo modelo constitucional de indicação de seus membros, registrando o comprometimento ético e institucional de seus Conselheiros, titulares e substitutos, ao longo da história. Um destaque especial para a realização de diversos concursos públicos para os cargos responsáveis pela fiscalização (Auditoria) e pela gestão interna, sendo reconhecido nacionalmente como um órgão que recruta e forma servidores públicos de excelência.

No quesito controle, a evolução também tem sido a marca da instituição. Sem deixar de lado o exame da conformidade das despesas e uma atuação preventiva que ajuda a corrigir erros, o TCE-PE tem dado igual atenção à análise da eficiência dos gastos, tema já tratado em outros artigos. Apesar dessa forte atuação fiscalizadora, o órgão preza pelo diálogo e a busca de consensos com governantes e gestores públicos, sempre atenta ao devido processo legal, além de primar por uma relação de parceria com a imprensa e de estímulo ao controle social.

O TCE-PE se orgulha de almejar, como propósito, ser um Tribunal a serviço do cidadão pernambucano e da democracia. Não é uma instituição perfeita, e por isso mesmo está sempre se aperfeiçoando. Mas de uma coisa tenho certeza: se os ganhadores do Nobel de Economia de 2024 tivessem a oportunidade de conhecer o TCE-PE ficariam bastante satisfeitos em ver como a prática de valores alinhados com o que pregam e pensam contribui para o progresso e o fortalecimento da nossa democracia.

Valdecir Pascoal – Presidente do TCE-PE


O TCE-PE recebeu, nesta segunda-feira (21), a visita da comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique (TA-MZ) que veio conhecer algumas práticas de trabalho da instituição e o funcionamento da Escola de Contas Públicas.

O grupo foi recebido pelo presidente Valdecir Pascoal que destacou a relação histórica de irmandade entre os dois tribunais. “Espero que a visita seja bastante produtiva. O TCE-PE está à disposição para ajudar nessa troca de experiências tão importante para as duas instituições”, disse ele.

Participaram da reunião os conselheiros Carlos Neves, Eduardo Porto e Ranilson Ramos, o gestor de Programas Especiais do TCE-PE, Breno Spíndola, e a Coordenadora da Escola de Contas, Evangelina Guerra.

O Diretor Nacional de Recursos Humanos, e chefe da missão, Joaquim Panguana, explicou que a visita foi em função da necessidade de cumprir o Plano Estratégico da instituição. “Um dos objetivos do Plano Estratégico é implantar o nosso Centro de Desenvolvimento de Competências, que seria no modelo de uma Escola de Contas. Queremos uma base que nos permita avançar com esse projeto com o mínimo de dificuldade possível“, afirmou.

A comitiva do TA-MZ é formada pelos servidores Edurne Rufasse, assessora da presidência, Beatriz Gulela, diretora de Administração e Finanças, Lara Buvane, coordenadora de Sistemas de Informação e Comunicação, João Langa, coordenador do Gabinete Jurídico e de Estudos, e Nilsa Magaia, assessora da Componente Controle Externo.

Depois da visita ao presidente Pascoal, o grupo seguiu para a Escola de Contas para cumprir uma agenda de encontros com a equipe de gestão.
Confira aqui as imagens da visita 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/10/2024


Resumo simplificado 📑

A Primeira Câmara do TCE-PE julgou que a Prefeitura de Custódia cumpriu todas as 19 recomendações, pactuadas em um Termo de Ajuste de Gestão (TAG), para melhorias em três escolas do município. O acordo foi assinado entre o prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas e o conselheiro Rodrigo Novaes, relator dos processos do município. 

O cumprimento do TAG foi analisado em sessão realizada na última terça-feira (15), durante julgamento do processo nº 2218706-6.

Após análise da equipe da Inspetoria Regional de Arcoverde, o relator concluiu que o prefeito cumpriu o acordo, melhorando questões como estrutura dos prédios, acessibilidade e banheiros.  

O conselheiro Rodrigo Novaes destacou a importância da assinatura dos TAGs como ferramentas para a melhoria da gestão pública, e, consequentemente, dos serviços oferecidos à população.  

TAGs — São acordos firmados entre o TCE-PE e o gestor público, com a finalidade de estabelecer medidas e prazos para solução de problemas identificados na administração pública.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/10/2024

O presidente Valdecir Pascoal participou, nesta terça-feira (15), da assinatura de um acordo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Paulista para arquivar e encerrar processos de execução fiscal com valores abaixo de 10 mil reais.

O acordo foi firmado pelos desembargadores Ricardo Paes Barreto, presidente do TJPE, Sílvio Neves Baptista Filho, coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária, e Francisco Bandeira de Mello, Corregedor, juntamente com procuradores dos três municípios. O TCE-PE participou como anuente, ou seja, aprovando e validando os termos da cooperação.

Segundo o TJPE, a parceria deve reduzir em 69% o número de processos fiscais em Camaragibe. Em Paulista e Jaboatão as reduções chegariam a 62% e 49%, respectivamente.

Em julho, acordos semelhantes foram assinados com a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, para diminuir o estoque desses processos no estado e na capital. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/10/2024


A comissão organizadora do Prêmio TCE-PE Inaldo Sampaio de Jornalismo divulgou, nesta terça-feira (16), a lista dos classificados no concurso.

Ao todo, foram inscritos 31 trabalhos, sendo 11 na categoria de videojornalismo, quatro em radiojornalismo, e 16 em webjornalismo ou jornalismo impresso. Três inscrições foram indeferidas por não cumprirem os critérios estabelecidos no edital.

O prazo para apresentação de recurso contra o indeferimento de inscrição vai de 17 a 22 de outubro. Os recursos deverão ser encaminhados para a comissão organizadora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 26 de novembro. 

Clique aqui para acessar a lista de classificados 📄

Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/10/2024

56anos

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) comemora, neste 15 de outubro, 56 anos de história. 

A instituição foi criada em 1968. A princípio, seu corpo julgador era formado por cinco ministros. Em 1970 houve a mudança na estrutura do Conselho, e o número de membros passou a ser de sete conselheiros. 

Em 1988, o prédio saiu da Rua do Hospício, e foi para a Rua da Aurora, onde foi construído o Edifício Nilo Coelho. Em 1993 foram inauguradas as primeiras Inspetorias (Garanhuns, Petrolina, Arcoverde e Surubim).

“Este é um dia para olhar para o passado, a nossa história de contribuições para a melhoria da gestão pública, mas também para o futuro e os desafios que se impõem nessa quadra, como as inovações tecnológicas. O TCE-PE é uma instituição de excelência, graças à competência dos seus mais de 800 servidores e ao compromisso de seu corpo dirigente ao longo da história. Mas queremos ser cada vez melhores no que fazemos, no valor que entregamos à sociedade”, afirmou o presidente Valdecir Pascoal. 

COMEMORAÇÃO – Para celebrar o aniversário e também o Dia do Servidor Público, o TCE-PE promove, no próximo domingo (20), o “Domingou na Aurora”. Na oportunidade, os servidores vão contar com diversas atividades, como caminhada, música e brincadeiras. O “Domingou” será um momento para interagir com os colegas de trabalho e suas famílias. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 15/10/2024



Resumo simplificado 📑

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) confirmou decisão da conselheira-substituta Alda Magalhães, que negava medida cautelar para suspensão de contratações temporárias para as funções de agente de ressocialização e analista de monitoramento, em suposta preterição a candidatos aprovados em concurso da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) para policial penal. 

Acompanhando o voto da relatora do processo (TC nº 24100989-3), o colegiado determinou abertura de auditoria especial para aprofundar a análise dos fatos e dos documentos trazidos na denúncia.

O pedido de cautelar partiu de um dos aprovados no concurso, alegando que os agentes com contrato temporário estariam fazendo as mesmas funções dos policiais penais e que o déficit de pessoal na Seap precisaria ser suprido com urgência, independentemente da conclusão das obras do sistema prisional.

A relatora não acatou os argumentos, e negou a cautelar por entender que, a princípio, as atribuições das funções temporárias referidas não pareciam similares às dos policiais penais. Mas determinou abertura de auditoria especial para aprofundar os fatos e apurar possíveis irregularidades relacionadas à suposta substituição de policiais penais por contratos temporários que atuariam como agentes de ressocialização e analistas de monitoramento.

O voto foi aprovado pelos conselheiros Ranilson Ramos (presidente da Segunda Câmara), Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo. O procurador Gilmar de Lima representou o Ministério Público de Contas.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/10/2024


Resumo simplificado 📑

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aplicou multa no valor de R$ 5,2 mil ao prefeito de Belém de São Francisco, Gustavo Henrique Granja, e à Controladora, Fabrícia Romão Duarte, por irregularidades na transparência pública identificadas em uma auditoria especial realizada nos anos de 2023 e 2024.

O processo (nº 24100187-0) foi analisado no último dia 8 pela Primeira Câmara, sob relatoria do conselheiro Rodrigo Novaes, que considerou irregular o objeto da auditoria.

De acordo com o voto, a prefeitura não disponibilizou no site oficial informações necessárias, como o detalhamento sobre pagamentos e contratos, e a íntegra das leis de Diretrizes Orçamentárias e Orçamentária Anual.

Apesar de ter apresentado um avanço na transparência em relação a 2023, passando do nível “Inicial” (26%) para o “Básico” (47%), a prefeitura permaneceu com um percentual abaixo do necessário, de acordo com os critérios do levantamento nacional que classifica em oito níveis a transparência dos portais dos municípios e Poder Público.

O voto foi aprovado por unanimidade. Os interessados ainda podem recorrer da decisão.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/10/2024

Logotipo Premio Inaldo Sampaio de Jornalismo
Termina na próxima sexta-feira (11) o prazo para inscrições no Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do concurso.  Podem concorrer os trabalhos veiculados na imprensa pernambucana no período de um de janeiro a 11 de outubro de 2024, nas categorias videojornalismo, radiojornalismo, e webjornalismo ou jornalismo impresso.

O concurso tem como objetivo reconhecer o trabalho jornalístico e premiar reportagens que tenham colaborado para o controle externo, o controle social, a gestão pública e a cidadania em Pernambuco.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão R$6 mil, R$3 mil e R$1 mil, respectivamente.

A comissão julgadora será formada por representantes do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, e da Diretoria de Comunicação do TCE-PE. O julgamento levará em conta a qualidade das fontes e informações, a profundidade da abordagem, e o caráter inovador e criativo da matéria.

A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 26 de novembro.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 8/10/2024


O TCE-PE promoveu, nesta segunda-feira (7), um ação de conscientização sobre os cuidados com a saúde e a prevenção ao câncer de mama. A ONG Casa Rosa, que acolhe pacientes e familiares, vindos de cidades do interior do estado, montou um stand no térreo do edifício Dom Helder, com alguns itens produzidos pela entidade.  

A ação marcou a campanha Outubro Rosa no TCE-PE e contou com a presença de muitos servidores. 

No quiosque foram vendidos produtos como biscoitos, camisas, chapéus, bolsas, chaveiros, broches, sombrinhas e acessórios. O dinheiro arrecadado será integralmente revertido para o trabalho da Casa Rosa, que atua durante o ano todo em prol das mulheres em tratamento.

Além de oferecer abrigo, a ONG garante suporte às pacientes e familiares durante essa fase difícil do tratamento, oferecendo alimentação, local de descanso e diversos atendimentos especializados. 

“Em outubro, a ONG está oferecendo mamografia gratuita para mulheres acima de 40 anos, que sejam usuárias do SUS”, afirmou Juliana Sarubbo, voluntária conselheira da Casa Rosa.

De acordo com Aline Leite, gerente de Saúde e Bem Estar do TCE-PE, esta ação é bem importante porque é uma oportunidade de chamar a atenção do público do tribunal para a prevenção ao câncer de mama, assim como contribuir com uma instituição que presta apoio a pessoas que já estão enfrentando o tratamento mas que não dispõem de recursos para fazê-lo.


OUTUBRO ROSA - É uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. É uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção à doença, incluindo também o câncer do colo do útero.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 7/10/2024


O conselheiro Ranilson Ramos foi um dos participantes do 6º Encontro Técnico sobre Fiscalização de Concessões e PPPs pelos Tribunais de Contas. O evento acontece no Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. 

Promovido em parceria pelo TCE-MG e Instituto Rui Barbosa (IRB), o encontro teve como objetivo fortalecer os mecanismos de fiscalização sobre as concessões e PPPs. 

Ranilson, que é presidente do Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações do IRB, coordenou os painéis sobre “Reequilíbrio Econômico-Financeiro em PPPs/Concessões Comuns” e “Agências reguladoras e planejamento, licitação e execução contratual das PPPs/Concessões Comuns”. 

“O Brasil vive um ambiente de uma fotografia em que os diversos modelos de parcerias público-privadas são absolutamente cotidianos para as famílias brasileiras, e muitas delas nem sabem o que é isso”, disse Ranilson, reforçando que “estamos falando, para os próximos anos, em investimentos em infraestrutura de R$1 trilhão, puxado fortemente pelo saneamento básico, principal problema de saúde pública que o Brasil enfrenta atualmente”.


O conselheiro-substituto Marcos Nóbrega foi palestrante do primeiro painel presidido por Ranilson. Os auditores Adolfo Sá, Fernando Morquecho e Felipe Monteiro também mediam e participam de debates.

Adolfo Sá, responsável pela parte técnica do evento, media o debate “Referencial PPPs/Concessões do TCU”; Fernando Morquecho participa do painel sobre “Avaliação de sistemas de mensuração de desempenho em concessões e PPPs mediante simulação de Monte Carlo”; e Felipe Monteiro, do painel de “Auditoria na etapa de planejamento da concessão dos parques urbanos no município de Recife-PE”.

Também estiveram presentes os servidores Noemi Bahia, coordenadora do Comitê Técnico, e Túlio Ribeiro.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 1/10/2024

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

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