Na semana de 2 a 6 de fevereiro a Comisão Técnica designada pela Presidência da Atricon para coordenar a implantação da 2ª fase do Projeto Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas, agora denominado "Marco de Medição da Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC)", reuniu-se em Recife para mais uma etapa do processo.
Na pauta, a definição da proposta do regulamento que irá orientar a implantação do projeto e o planejamento das ações para 2015. O plano inclui o treinamento dos servidores dos Tribunais que irão participar da auto-avaliação institucional, bem com a programação das demais atividades, prazos e responsáveis. A aplicação da metodologia finaliza com a certificação de qualidade, a cargo da Comissão Técnica da Atricon.
“O sentimento da equipe é que estamos participando de um momento histórico na evolução dos Tribunais de Contas”, disse o conselheiro substituto Jaylson Campelo, um dos coordenadores do projeto no âmbito da Atricon, que esteve a frente do encontro. “A consolidação do MMD-QATC, com os aprimoramentos incorporados pelo alinhamento metodológico com o SAI-PMF (Intosai) e Resoluções-Diretrizes da Atricon - nos coloca ao que há de mais moderno na avaliação do desempenho institucional de entidades públicas”, concluiu.
Para o Presidente do TCE de Pernambuco e da Atricon, Conselheiro Valdecir Pascoal, “o processo prenuncia um tempo ainda mais profícuo para os Tribunais de Contas, com a possibilidade de ações de melhoria baseadas em um conhecimento aprofundado dos nossos processos internos e dos impactos de nossas atividades na sociedade”. O Presidente lembrou ainda que a proposta do regulamento, construída aqui em Recife, será submetida ao referendo da direção, em reunião programada para o próximo mês de março, em Brasília.
O encontro do Recife contou ainda com a participação do conselheiro Edilson Silva (TCE-RO) e dos técnicos Gislaine Fernandes (MG), Risodalva Castro (MT), Luiz Genédio (DF) e Rômulo Lins (PE).
Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/02/2015