O Tribunal de Contas passou a disponibilizar em seu site a biografia de todos os conselheiros que fazem ou já fizeram parte da Instituição. O trabalho é resultado de um projeto idealizado e desenvolvido pela equipe do Departamento de Informação e Documentação do TCE (DID). A pesquisa, que teve início em janeiro deste ano, vem atender a uma demanda por informações relacionadas aos membros da instituição, sobretudo por parte de estudantes universitários.
"O trabalho representa um resgate da história da TCE-PE, uma vez que oferece dados sobre os 23 conselheiros, nos 47 anos de atividades do Tribunal de Contas", afirmou Socorro Félix, diretora do Departamento de Informação e Documentação. "São informações como data de ingresso e de aposentadoria, cargos exercidos pelos conselheiros, bem como fotografias", disse ela.
O trabalho minucioso começou com a coleta de dados, feita por meio do preenchimento de um formulário, e revisado pelos próprios conselheiros, ou pelos familiares daqueles já falecidos. “Foi um trabalho criterioso, que abrangeu os primórdios do Tribunal, desde o tempo em que conselheiro era chamado de ministro”, comentou Rejane Oliveira Trajano, servidora da Biblioteca e que também participou do projeto.
A equipe do DID consultou também arquivos de jornais e de publicações como a Revista do TCE, bem como documentos disponibilizados pelo Departamento de Gestão de Pessoas do Tribunal. A colaboração das famílias dos conselheiros falecidos foi fundamental nessa pesquisa.
Sensibilizada com a iniciativa do DID, a servidora aposentada do TCE, Mabel Morais, viúva do conselheiro Orlando Morais, primeiro presidente da instituição, destacou a importância do trabalho para a memória do Tribunal. “Resgatar é fazer história, é projetar, possibilitando às futuras gerações a oportunidade de conhecerem a origem e a importância, no cenário nacional, do Tribunal de Contas de Pernambuco.”
A equipe responsável pelo trabalho foi composta pelos servidores Manoel Wanderley Lima, Luzineide Santos, Seunes da Silva, Sandra Ferreira, além de Maria Aparecida e Rejane Oliveira, sob a coordenação de Maria do Socorro Félix, diretora do DID.
Acesse aqui as biografias dos conselheiros do Tribunal. No site, acesse o menu TCE>Institucional>Histórico.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/11/2015