Setembro


Resumo simplificado 📑

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) respondeu a uma consulta feita pelo prefeito de Arcoverde, José Wellington Cordeiro, sobre se as verbas municipais destinadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) podem ser incluídas na base de cálculo do duodécimo repassado ao Legislativo Municipal.


Duodécimo é o repasse financeiro que o Poder Executivo faz ao Legislativo, Judiciário e ao Ministério Público. No caso das Câmaras Municipais, o valor é calculado com base nas receitas tributárias e nas transferências realizadas pelo município no exercício anterior.

A consulta  (n° 24100875-0) teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos.

Com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), e parecer da Diretoria de Controle Externo (DEX) do TCE-PE, o conselheiro afirmou que 20% das receitas tributárias próprias municipais, incluindo as transferências constitucionais para o Fundeb, devem ser consideradas na base de cálculo do duodécimo.

A consulta teve aprovação de todos os conselheiros presentes à sessão.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/9/2024


Resumo simplificado 📑

Um município deve incluir a remuneração dos conselheiros tutelares no cálculo da despesa total com pessoal (DTP). Esta foi a consulta feita pelo prefeito de Maraial, Marlos Henrique Cavalcanti, ao Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), e respondida na sessão da última quarta-feira (25). 

O prefeito também perguntou se é possível aprovar uma lei municipal para reajustar o salário dos conselheiros tutelares, caso o município ultrapasse o limite de despesa total de pessoal.

Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o relator do processo (n° 24100728-8), conselheiro Marcos Loreto, explicou que a remuneração dos integrantes de conselhos tutelares deve ser considerada no cálculo de limite de DTP. Além disso, afirmou que não é permitido aprovar leis municipais que aumentem essa despesa se o limite de gasto de pessoal estiver acima da Receita Corrente Líquida.

O voto seguiu um parecer do Ministério Público de Contas e foi aprovado por unanimidade. 

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/9/2024


O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal, falou sobre os desafios do controle das políticas públicas em um painel, nesta quarta-feira (25), no XX Encontro Nacional de Controle Interno, evento organizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE). O encontro acontece no Recife Expo Center, no bairro de São José, na capital. 

Depois de participar da abertura do encontro, representando também a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Pascoal foi um dos debatedores do primeiro painel, com o tema “Auditoria voltada às políticas públicas”. Também compuseram a mesa a secretária da SCGE, Érika Lacet, e o diretor de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle da CGU, Ronald Balbe. 

“Tradicionalmente, os Tribunais de Contas sempre olharam muito para a conformidade legal do gasto público. Nos últimos anos, no entanto, estão ampliando esforços para cada vez mais analisar o gasto sob o aspecto da eficiência e dos resultados das políticas publicadas”, começou Pascoal. 

Essa atribuição impõe desafios. “Um deles é o da capacitação. Para controlar políticas públicas, é preciso entender do assunto, e das relações entre as diversas áreas, como, por exemplo, turismo e segurança pública”, disse. 

Além disso, disse o presidente do TCE-PE, “ao contrário da auditoria de conformidade, na de políticas públicas, em princípio, não existem sanções, mas sim recomendações e determinações. Por isso, nas auditorias que envolvem avaliação de políticas públicas, é necessário muito diálogo e cooperação com o gestor”. 

No TCE-PE, lembrou Pascoal, essa inflexão já  vem ocorrendo há alguns anos. “De lá para cá já nos debruçamos sobre a questão dos resíduos sólidos – como resultado desse esforço coletivo, Pernambuco se tornou o primeiro estado brasileiro livre de lixões –, da qualidade do transporte escolar, da infraestrutura das escolas, da alfabetização, da segurança, da vacinação entre outras áreas importantes da gestão pública”, elencou. 

“O desafio que temos hoje é o de sermos cada vez melhores no que fazemos. Se vivemos um tempo histórico de crise das democracias e de suas instituições, isso ocorre porque parte da população passou a desacreditar do regime democrático como forma de encaminhar suas demandas por melhores condições de vida”, argumentou Pascoal. 

Ele defendeu que os antídotos para a crise, no caso dos Tribunais de Contas, e até dos Controles Internos, passam pelo controle das políticas públicas e pelo aprimoramento da comunicação social. “É preciso retomar a confiança da população nas instituições democráticas e republicanas”, concluiu.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/9/2024

Logotipo Premio Inaldo Sampaio de Jornalismo
O Tribunal de Contas de Pernambuco prorrogou para o dia 11 de outubro o prazo das inscrições para o Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo.

O concurso tem como objetivo reconhecer reportagens que colaborem para o controle externo, o controle social, a gestão pública e a cidadania em Pernambuco.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do concurso.  Podem concorrer os trabalhos veiculados na imprensa pernambucana no período de 1 de janeiro a 11 de outubro de 2024, nas categorias videojornalismo, radiojornalismo, e webjornalismo ou jornalismo impresso.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de R$6 mil, R$3 mil e R$1 mil, respectivamente.

A comissão julgadora será formada por representantes do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, e da Diretoria de Comunicação do TCE-PE. O julgamento levará em conta a qualidade das fontes e informações, a profundidade da abordagem, e o caráter inovador e criativo da matéria.

A divulgação dos premiados está prevista para 26 de novembro. 

O nome do prêmio é uma homenagem ao jornalista Inaldo Sampaio, que atuou na Diretoria de Comunicação do TCE-PE por mais de 27 anos e era uma referência para o jornalismo, principalmente, da área política. Inaldo faleceu em 2019, aos 64 anos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/9/2024


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O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular o objeto de uma auditoria especial que analisou o nível de transparência do portal da Câmara Municipal de Água Preta. O presidente da instituição, vereador Antônio Damião da Silva, e o controlador legislativo, José Roberto de Gusmão Lima Filho, foram multados em R$ 5.224,97 pelas irregularidades identificadas.

O processo (nº 24100193-6), de relatoria do conselheiro Luiz Arcoverde, foi analisado no último dia 19 pela Segunda Câmara do TCE-PE. Entre as falhas apontadas pela auditoria estão o descumprimento de normas da Lei de Responsabilidade Fiscal e de Acesso à Informação que garantem o acesso do cidadão às informações sobre a gestão pública. 

A transparência pública é analisada anualmente pelo TCE-PE por meio do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), uma metodologia usada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que classifica em oito níveis a transparência dos portais do Poder Público.

No caso da Câmara de Água Preta, a transparência atingiu o nível "Básico" em 2023 e 2024, por atender a, respectivamente, 40% e 48% dos critérios definidos pelo LNTP. Neste caso, a ausência de informações é considerada grave, justificando o resultado do julgamento. 

Os interessados ainda podem recorrer da decisão. 

LNTP - O levantamento, feito anualmente nos órgãos públicos estaduais e municipais de Pernambuco, avalia se os sites oficiais e portais de transparência estão cumprindo com as obrigações definidas na Cartilha do Programa Nacional de Transparência Pública. A avaliação leva em conta questões como a acessibilidade e as boas práticas desenvolvidas na área. A classificação é distribuída nos seguintes níveis:

Índice

Critérios cumpridos

Grau de Transparência

Julgamento da Auditoria 

(conforme a Resolução Atricon nº 001/2023)

Diamante

 100%

acima de 95%

Regular

Ouro

 100%

entre 85% e 94%

Regular

Prata

 100%

entre 75% e 84%

Regular

Elevado

 menos de 100%

maior ou igual a 75%

Regular com ressalvas

Intermediário

 menos de 100%

entre 50% e 74%

Regular com ressalvas

Básico

 menos de 100%

entre 30% e 49%

Irregular

Inicial

 menos de 100%

abaixo de 30%

Irregular

Inexistente

 menos de 100%

zero

Irregular



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Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/9/2024, atualizada em 24/09/2024.

 


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O conselheiro Eduardo Porto negou um pedido de medida cautelar para suspender repasses a Organizações da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que administram creches no município do Recife.  

O pedido foi feito junto com a denúncia de um cidadão, protocolada no Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), apontando supostas irregularidades nas contratações. Estas incluiriam o descumprimento de cláusulas previstas no chamamento público (nº 009/2023), principalmente quanto ao Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e à Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária em algumas creches. Também apontam ausência de transparência nas contratações. 

Embora o parecer tenha constatado indícios de irregularidades, conforme a denúncia, a auditoria do TCE-PE recomendou ao relator a não concessão de medida cautelar – ação emergencial que acarretaria a paralisação das atividades de todas as creches inseridas no contrato. O parecer também considerou improcedentes partes da denúncia, sobretudo quanto à regularidade de algumas das OCSs listadas. 

Em sua decisão, o conselheiro destacou que o chamamento público em questão envolve diversas creches do município, e não apenas as que constam na denúncia, e que o atendimento em outras unidades não apresentou irregularidades.

Segundo o relator, interromper o pagamento às OSCs afetaria diretamente as famílias e as crianças que dependem desses serviços, já que o fechamento das creches resultaria na necessidade de realocação dos alunos.

AUDITORIA ESPECIAL – Em seu voto, o relator ainda ressaltou que já há uma auditoria especial formalizada no TCE-PE para avaliar os fatos de forma mais detalhada. E que ajustes poderão ser feitos pela Secretaria de Educação do Recife, no curso da auditoria, sem que o atendimento às crianças seja interrompido. 

O secretário de Educação do Recife terá cinco dias para apresentar sua defesa ao conselheiro relator, que, só então, irá se debruçar sobre o mérito da questão – seja no âmbito da auditoria especial, seja na análise regular da prestação de contas da secretaria.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/9/2024


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O conselheiro Eduardo Porto negou o pedido de medida cautelar feito ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) pela empresa Projetar Construções e Projetos Ltda para anular a participação de uma concorrente, a Universo Empreendimentos Ltda, em um edital para contratação de serviços de limpeza e gestão de resíduos na ilha de Fernando de Noronha.

O pedido foi motivado por supostas irregularidades, como o descumprimento de prazos por parte da empresa vencedora.

Ao apresentar esclarecimentos, a Administradora Geral de Fernando de Noronha, Thallyta Figueroa, explicou que a proposta foi protocolada dentro do horário permitido, mas, por uma formalidade administrativa, não entrou no sistema no prazo estabelecido.

Diante dos fatos, o relator argumentou que não havia elementos suficientes para suspender o chamamento público, e que a continuidade do processo de contratação era necessária para garantir a prestação de serviços essenciais à população de Fernando de Noronha, especialmente em um contexto de urgência e necessidade de serviços de limpeza e gestão de resíduos.

Ele determinou à gestão da ilha que providencie, no prazo de seis meses, um novo procedimento para solucionar a questão.

A decisão será levada a votação na Primeira Câmara do TCE-PE.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/9/2024


Uma auditoria especial do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai apurar possíveis irregularidades no licenciamento de escolas estaduais junto ao Corpo de Bombeiros. A relatoria é do conselheiro Ranilson Ramos.


O processo TC nº 24101016-0 foi instaurado na última terça-feira (17), após denúncia do deputado estadual Waldemar Borges, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, de que escolas estaduais estariam funcionando sem as devidas licenças.

A auditoria vai avaliar a ausência dos Atestados de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas unidades escolares da rede estadual de ensino, como também apurar possíveis irregularidades relacionadas a licenças sanitárias e alvarás de funcionamento.

O AVCB comprova se as edificações, novas e antigas, possuem sistemas de segurança contra incêndio e pânico, previstos na Lei Estadual nº 11.186/94. O documento é necessário para o licenciamento sanitário desses locais.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 19/9/2024

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O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou um voto de pesar pelo falecimento do deputado estadual José Patriota, ocorrido nesta terça-feira (17).

O conselheiro Ranilson Ramos, autor da homenagem, destacou a trajetória de Patriota, que atuou na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), foi prefeito de Afogados da Ingazeira por duas ocasiões, Secretário Estadual de Articulação Regional, e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos, até chegar ao cargo de deputado estadual.

Ranilson ressaltou ainda a força de José Patriota na defesa do municipalismo. “O Sertão do Pajeú perdeu sua mais importante liderança política”, comentou.

O voto recebeu o apoio de todos os demais conselheiros presentes à sessão nesta quarta-feira (18). 

“Era uma referência de alguém que sabia lidar tanto com o homem mais humilde, quanto com o presidente, além de ter uma enorme capacidade de articulação”, disse o conselheiro Rodrigo Novaes. 

“Tinha uma grande capacidade resolutiva. Com isso, sempre procurava o Tribunal para tratar dos problemas que afligiam os municípios”, comentou Marcos Loreto. 

O conselheiro Dirceu Rodolfo lamentou “a perda de uma liderança de trato sincero e capacidade de articulação pouco vista”. 

O conselheiro Eduardo Porto definiu Patriota como “uma pessoa de grande conhecimento e visão de mundo, que escutava todos os lados, e andava em todos os rincões do estado”. 

“É fácil, no Brasil, ser defensor do federalismo. Difícil é botar a pauta do municipalismo debaixo do braço, ir para Brasília lutar para que o municípios tenham respeito nessa federação tão complexa como a brasileira”, disse o conselheiro Carlos Neves, que presidiu a sessão interinamente. 

“O Conselho, representando todos que fazem parte deste Tribunal de Contas, faz este registro de pesar”, concluiu Neves. 

OUTRAS HOMENAGENS

O Pleno aprovou ainda votos de pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiana, Beto Gadelha, ocorrido no último dia 15, e do ex-deputado estadual Ulisses Tenório, que faleceu nesta terça-feira (17). E também pelo falecimento da mãe do conselheiro substituto Luiz Arcoverde, Maria Ligia Arcoverde, nesta quarta-feira (18).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/9/2024

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O sistema de Protocolo Digital do TCE-PE, que permite encaminhar documentos, fazer consultas e solicitações por meio eletrônico, passou por mudanças para melhorar o atendimento ao público externo. A partir de agora, o usuário poderá acompanhar a tramitação de todos os processos de natureza administrativa vinculados ao seu nome com um único login.

A nova versão permite acesso à situação de todas as solicitações de protocolo enviadas e, também, ao detalhamento da tramitação dos processos e dos documentos nele incluídos.

Importante destacar que essas mudanças não se referem aos processos eletrônicos finalísticos do Tribunal de Contas. Esses continuam tramitando pelo sistema e-TCEPE.

“Essa atualização visa proporcionar ao cidadão, cada vez mais, acesso às informações de maneira rápida e transparente”, afirmou Socorro Félix, chefe do Departamento de Expediente e Documentação (DED). “E só foi possível graças ao trabalho em conjunto de várias áreas como a DED, a Coordenação Administrativa Geral e a Diretoria de Tecnologia da Informação”, concluiu.

Para acessar o sistema, no site do TCE, o usuário seleciona a opção “Protocolar/Consultar documentos” no campo “PRINCIPAIS SERVIÇOS”,  preenche os dados (CPF e e-mail). Para enviar documentos ou solicitações, o processo é o mesmo. Deve-se informar o nome, e-mail, CPF e telefone para contato, preencher os dados da solicitação e anexar o documento a ser enviado.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/9/2024


O conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representou a entidade no Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura (InfraLeaders 2024), evento que reuniu líderes e especialistas do mundo inteiro para discutir o futuro da infraestrutura, com foco na América Latina e Caribe.

O encontro aconteceu entre os dias nove e 13 de setembro na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, e contou com a participação de representantes de instituições públicas e empresas privadas que operam nos diferentes setores e fases dos programas e projetos de infraestrutura. 

O conselheiro participou da sessão “A Hora do Brasil”, na quinta-feira (12), debatendo a gestão e a regulação de contratos de infraestrutura no Brasil. Ele falou sobre a importância dos Tribunais de Contas na fiscalização dos contratos de infraestrutura.

“Os Tribunais de Contas no Brasil estão em processo de transformação. Deixando o viés meramente punitivo, tardio, para o atuar de forma concomitante e dialógica com o gestor, e atento às consequências das suas decisões no âmbito de cada política pública. No caso da infraestrutura brasileira, o controle externo tem ocupado o lugar importante de análise prévia e acompanhamento de todas as etapas das PPPs e concessões”, disse Neves. 

“E, mais recentemente, tem  introduzido mecanismos de solução consensual em processos complexos e de longo prazo, muitas vezes ajudando a destravar obras e serviços públicos paralisados”, completou.

Também participaram do painel o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz; o sócio do escritório Castro Barros Advogados, Paulo Dantas; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo, Thiago Mesquita; e o sócio da Una Partners, Daniel Keller.

InfraLeaders - É um programa customizado para quem ocupa ou pretende ocupar cargos de liderança nos órgãos e empresas públicas e privadas que operam nos projetos de infraestrutura. O evento, que está na terceira edição, oferece um espaço estratégico para compartilhamento de experiências, parcerias e discussões de soluções inovadoras para a implementação desses projetos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/9/2024


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O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, Leonardo Barbosa dos Santos, enviou consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) sobre as funções de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, considerando a Emenda Constitucional nº 51/2006, que trata da forma de contratação desses profissionais.

A dúvida principal era se os agentes que já trabalhavam em 14/02/2006, data de publicação da emenda, poderiam ser efetivados nos cargos públicos, ou se deveriam ser afastados. O vereador também perguntou se o tempo de serviço dos agentes poderia ser incluído em suas fichas funcionais desde o início das atividades, e se a data de ingresso no município deveria constar nas fichas como o início oficial de sua carreira no serviço público.  

Na resposta, o relator do processo (n° 24100302-7), conselheiro Ranilson Ramos, explicou que os profissionais contratados por meio de seleção pública antes da emenda podem ser admitidos nos quadros permanentes do município, como celetistas ou servidores, dependendo da legislação local. No entanto, destacou que aqueles que não participaram de um processo seletivo público devem continuar no cargo até que uma nova seleção seja realizada. 

O conselheiro ressaltou ainda que, assim como em outros processos de consulta respondidos pelo TCE-PE, não há previsão de efeitos retroativos para os profissionais que, na data de promulgação da emenda, já desempenhavam essas funções. O tempo de serviço anterior será considerado apenas para fins de concessão de benefícios e contagem recíproca pelos regimes previdenciários, desde que haja a devida contribuição. 

O voto foi aprovado por unanimidade em sessão do Pleno realizada pelo plenário virtual na última quarta-feira (11).


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Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/9/2024


Em palestra no VIII Seminário Ibero-americano de Controlo e Direito, em Lisboa, o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, defendeu que o controle das políticas públicas e o aprimoramento da comunicação social são antídotos que os Tribunais de Contas têm a oferecer no atual contexto histórico de crise das democracias. A palestra aconteceu nesta quarta-feira (11) na Faculdade de Direito de Lisboa. 

“Nos últimos dez anos, temos assistido a um processo de erosão democrática patrocinada por líderes autocráticos ao redor do mundo", pontuou Pascoal. “Já há uma extensa literatura sobre o modo como essa postura populista enfraquece as instituições, os controles e os sistemas de freios e contrapesos, levando as democracias a perder gradualmente em qualidade”, completou. 

Traçando um panorama histórico, Pascoal afirmou que a doutrina econômica dominante desde o Consenso de Washington (1989) – focado na ortodoxia fiscal e na redução do papel do Estado – contribuiu para o aumento das desigualdades sociais e do mal-estar social, fomentando a atual crise de desconfiança nas democracias liberais em todo o planeta. Acrescentou que essa crise foi amplificada pela falta de regulação das redes sociais e pelo poder quase soberano das Big Techs, aumentando a polarização e a interdição do debate público.  

Ele disse ver uma inflexão nesse paradigma desde a Declaração de Berlim (2024), consolidando um novo consenso que dá maior atenção ao desafio das mudanças climáticas, à distribuição de renda e à qualidade dos serviços públicos. 

“Em um tempo de tantas incertezas e múltiplas crises, uma boa parte da população perdeu a confiança no futuro e nos mecanismos democráticos para encaminhar as demandas sociais. É preciso ir além da austeridade e reconquistar a confiança das pessoas no fato de que a democracia é o único caminho para construir uma prosperidade compartilhada”, argumentou.

No caso específico dos Tribunais de Contas, o presidente do TCE-PE defendeu, entre outras medidas, que o controle das políticas públicas e o aprimoramento da comunicação social podem funcionar como verdadeiros antídotos contra a crise institucional e democrática.

“Nos últimos anos, o TCE-PE e a maioria dos Tribunais de Contas brasileiros fizeram uma mudança em sua forma tradicional de atuar, deixando de olhar apenas para a conformidade, ou seja, a legalidade estrita dos atos de gestão, e direcionando sua atenção para a analisar a eficiência do gasto público. Em outras palavras, não basta que aquele investimento em educação, segurança ou saúde esteja de acordo com a lei, é preciso que melhore concretamente a vida dos cidadãos”, afirmou. 

Ele também defendeu uma comunicação mais simples e direta com o cidadão, como forma de explicar o valor entregue pela instituição, e de combater a desinformação. 

“No TCE-PE, aderimos ao movimento internacional pela Linguagem Simples por entender que é um direito do cidadão compreender tudo o que se passa no poder público. Esperamos, com isso, reforçar a confiança que a população deposita em nossa instituição e na democracia de forma geral”, completou. 

Valdecir Pascoal concluiu, em tom otimista, relacionando o matemático estadunidense Edward Lorenz, formulador do chamado Efeito Borboleta, e o poeta João Cabral de Melo Neto. 

“Embora possa parecer pequena diante de todo o cenário, a contribuição dos Tribunais de Contas, qual as borboletas de Lorenz, pode terminar produzindo um efeito global maior, somando-se à colaboração de todas as demais instituições democráticas, ao modo dos galos de João Cabral, que, juntos, conseguiram tecer uma nova manhã democrática”.

SOBRE O EVENTO – O VIII Seminário Ibero-Americano de Direito e Controlo é promovido conjuntamente pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas de Portugal, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), Instituto de Investigação Interdisciplinar (IURIS), Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), Universidade Europeia (UE), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).

Também estiveram presentes o procurador-geral do MPC-PE, Ricardo Alexandre, e o auditor-geral, conselheiro-substituto Ricardo Rios.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/9/2024

escuta front menor

Termina em 30 de setembro o prazo para resposta à “Escuta Cidadã”, uma consulta feita pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) à população para saber quais os serviços públicos que mais precisam de melhorias no Estado.

As respostas vão orientar o planejamento das fiscalizações da instituição. Com base nos resultados, o TCE-PE vai direcionar ações para as necessidades mais urgentes da sociedade, contribuindo assim para melhorar os serviços oferecidos.

Desde que foi lançada, em julho, a Escuta Cidadã já recebeu quase 8 mil contribuições. “A participação da sociedade é muito importante nesse projeto. Quanto mais gente responder à consulta, mais informações teremos para atuar”, afirmou Diego Maciel, auditor de controle externo responsável pela Escuta Cidadã.   

Para participar, o cidadão deve acessar o hotsite da consulta. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/9/2024

4951

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Em sessão realizada nesta quinta-feira (5), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) determinou que a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) nomeie, até dezembro, 4.951 professores da educação básica aprovados em concurso público realizado em 2022.

O relator do processo foi o conselheiro Ranilson Ramos.

A determinação é resultado da análise de uma auditoria especial (n° 24100439-1) que revelou que a Secretaria contratou 4.858 funcionários temporários para a função de professor da educação básica, em vez de convocar os aprovados que aguardavam nomeação para o cargo, conduta vedada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

DETERMINAÇÕES - O relator fez determinações à SEE, entre elas, que não celebre ou renove contratos temporários enquanto houver profissionais aprovados no cadastro de reserva do concurso. 

“Até o final de 2024 devem ser chamados todos os professores dentre os 4.951 aprovados no concurso, e, quem sabe até lá, o Tribunal possa ter outro número de aprovados no cadastro reserva para determinar mais contratações para o próximo ano letivo”, comentou o conselheiro.

De acordo com o relator, o Governo do Estado encaminhou ao TCE-PE um plano de ação que prevê nomeações mensais até o fim do ano, conforme quadro abaixo:


Julho - 100 nomeações
Agosto - 250 nomeações
Setembro - 350 nomeações
Outubro - 1.300 nomeações
Novembro - 1.500 nomeações
Dezembro - 1.451 nomeações

A execução do plano será acompanhada por meio de uma auditoria.  O voto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo, presentes à sessão da Segunda Câmara.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 5/9/2024 

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O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) respondeu a uma consulta feita pelo presidente da Câmara Municipal de Ribeirão, Pierre Leon Castanha, sobre o pedido de concessão de aposentadoria de servidores públicos.

A dúvida era se o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) municipal poderia receber e conceder aposentadoria com base na Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) expedida pelo órgão original do servidor, sem precisar apresentar a comprovação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A consulta (n° 24100736-7), analisada em sessão do Pleno da quarta-feira (4), teve relatoria do conselheiro Carlos Neves. Em sua resposta, ele apontou que, se o tempo de contribuição foi para o RPPS, a certidão deve ser fornecida pelo próprio RPPS ou, em casos especiais, pelo órgão de origem do servidor, desde que seja aprovada pelo RPPS e limitada ao período de vinculação. Já para tempo de contribuição no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a CTC deve ser emitida pelo INSS.

Não é permitido contar o tempo de contribuição do RGPS no RPPS sem a certidão correspondente do INSS, mesmo que o tempo tenha sido trabalhado para o mesmo município, destacou o relator.

O voto foi aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros.

SOBRE OS REGIMES DE PREVIDÊNCIA

Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é a previdência dos servidores públicos, organizada por cada ente público (União, estados, municípios).

Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é a previdência para a maioria dos trabalhadores, administrada pelo INSS. É para quem trabalha no setor privado ou, às vezes, no setor público, quando não está no RPPS.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 6/9/2024


Com o objetivo de aumentar a segurança dos acessos aos sistemas eletrônicos, o TCE-PE vai implantar, a partir de 10 de setembro, o duplo fator de autenticação no Cadastro de Unidades Jurisdicionadas. A mudança ocorrerá de forma gradativa em todos os sistemas disponíveis ao público externo.

Após inserir a senha de acesso ao sistema, o usuário precisará informar um código de seis dígitos que será enviado diretamente para o e-mail cadastrado. Essa medida visa garantir que apenas pessoas autorizadas consigam efetuar o login, fortalecendo a proteção contra acessos não autorizados e possíveis ameaças cibernéticas.

“A autenticação em dois fatores é das práticas mais eficazes para proteger contas digitais, e agora, essa tecnologia estará disponível para todas as unidades jurisdicionadas, reforçando o compromisso do Tribunal de Contas com a segurança e integridade das informações”, afirmou Ana Carolina Morais, chefe do Departamento de Tecnologia.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 5/9/2024 


O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou, no dia 28 de agosto, a Resolução TC nº 251/2024 que define regras para a estruturação dos Conselhos e Fundos Municipais de direitos da pessoa idosa.

Os conselhos são órgãos colegiados, ou seja, formados por várias pessoas, de caráter permanente, que têm a atribuição de formular, acompanhar, fiscalizar e avaliar a política municipal dos direitos da pessoa idosa.

Os fundos se destinam a financiar programas e ações voltados para os direitos sociais da pessoa idosa, promovendo sua autonomia, integração e participação na sociedade. Os recursos só podem ser aplicados se os conselhos funcionarem regularmente.

Ambos são previstos na Política Nacional do Idoso, no Estatuto da Pessoa Idosa, e no Fundo Nacional do Idoso.

“O TCE-PE já tem a proteção da Primeira Infância como uma das prioridades de seu trabalho de controle, e agora incorpora também a garantia dos direitos da pessoa idosa ao seu rol de fiscalizações. De acordo com o último Censo do IBGE, a população com mais de 65 anos responde por 10% dos pernambucanos, e em tendência de aumento – nos últimos 40 anos, o percentual mais que dobrou. Esses dados mostram a centralidade que devem ter as políticas públicas que visam ao bem-estar da pessoa idosa”, afirmou o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal.

De acordo com a resolução, os municípios que ainda não têm o conselho ou o fundo do idoso devem enviar projeto de lei à Câmara dos Vereadores, incorporando as diretrizes da Lei Estadual nº 15.446/2014.

Se o município tiver um fundo que não funciona corretamente, o prefeito deverá informar à Receita Federal e ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania a lei municipal que o criou, e comprovar o vínculo ao respectivo conselho, a sua natureza pública e o registro próprio ativo no CNPJ. O cadastramento ou recadastramento junto ao Ministério deve ser feito até o dia 15 de outubro de cada ano.

O fundo municipal do idoso precisa ter um endereço na cidade e uma conta bancária específica para gestão dos recursos, que não seja vinculada ao fundo de assistência social.

A resolução foi publicada no Diário Eletrônico do TCE-PE desta terça-feira (3). Acesse aqui o documento.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 3/9/2024


O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), Mychel Paes Barreto, que veio apresentar o  Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para avaliar a governança pública nos municípios brasileiros.

O índice avalia aspectos como finanças, gestão e desempenho com o objetivo de orientar os gestores sobre as oportunidades de melhorias em suas cidades.

Mychel Paes Barreto explicou que a análise do IGM inclui os investimentos em educação e saúde, equilíbrio previdenciário, transparência, saneamento e meio ambiente e segurança.

“O Tribunal de Contas cada vez mais tem olhado para a qualidade das políticas públicas – inclusive já aplicamos aqui o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, criado pelo Instituto Rui Barbosa. Penso que as relações entre TCE-PE e CRA-PE devem ser aprofundadas, pois o aprimoramento do controle é sempre bem-vindo”, destacou Pascoal.

Também participaram da reunião o vice-presidente do CRA, Jefferson Araújo, o diretor Administrativo, Emerson Mendonça. Pelo TCE-PE, estiveram presentes o diretor executivo de Controle Externo, Fábio Pedrosa, e o gerente de Fiscalização, Transparência e Gestão, Emerson Braga.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 3/9/2024


O conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do TCE-PE, recebeu, na última quinta-feira (30), a visita do conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Adircélio Ferreira Júnior,  que veio tratar de assuntos referentes à tecnologia e inovação dos TCs.

Na oportunidade, juntamente com suas respectivas equipes, eles debateram sobre inovação aberta, governança de Tecnologia da Informação e Estrutura Organizacional, além do uso de Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas e a atuação dos laboratórios de inovação dos dois estados, Prisma e Lince, respectivamente.

“Os Tribunais de Contas de Pernambuco e Santa Catarina têm uma similaridade, e uma inquietação em querer transformar, em querer fazer algo melhor sempre. Temos um olhar especial para o que vem acontecendo no mundo e queremos acompanhar. Para isso precisamos estimular a inovação de um lado e proteger nossos dados de outro.”, afirmou o conselheiro Carlos Neves.

O conselheiro Adircélio enfatizou que o Tribunal de Contas de Pernambuco sempre foi uma referência para outras instituições do país. “Passamos por um processo de transformação e inovação, então buscamos sempre boas práticas que possamos incorporar no controle e na gestão. Esse diálogo serve para essa busca de fazer o nosso trabalho da melhor forma”, disse ele.

Também participaram do encontro o coordenador da Assessoria de Governança Estratégica de TI do TCE-SC, Jairo Wensin e a coordenadora do Lice, Tatiana Custódio. E do TCE-PE, a diretora de Controle Externo, Adriana Arantes, o diretor de Gestão e Governança, Edgard Távora, o gestor do Núcleo de Inovação, Márcio Sena, e servidores do Departamento de Tecnologia da Informação.


Gerência de Jornalismo (GEJO), 2/9/2024

 

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